A SPMS participou na Conferência do Comité Permanente de Médicos Europeus (Standing Committee of European Doctors (CPME)), que se realizou esta sexta-feira, dia 24 de março.
Subordinada ao tema “Espaço Europeu de Dados de Saúde – O que significa na prática?”, a conferência teve como objetivo principal explorar o impacto da proposta para o regulamento do Espaço de Dados de Saúde Europeu, em particular a estrutura Myhealth@EU dedicada ao uso primário de dados em saúde, na prática médica diária.
Cátia Pinto, coordenadora de Projetos e Relações Internacionais da SPMS, demonstrou o papel pioneiro da organização em matéria de utilização primária de dados, especialmente em relação à disponibilização ativa de serviços de saúde transfronteiriços, como o Resumo Eletrónico do Paciente e Prescrição e Dispensa Eletrónica.
A participação da SPMS contribuiu, assim, para o envolvimento dos médicos na discussão sobre a partilha de dados de saúde a nível transfronteiriço, e de que forma estes serviços estão a ser implementados.