Os Sistemas de Prescrição da Saúde sofreram ontem constrangimentos devido a problemas de natureza técnica, mas estão, de momento, a funcionar.
Esta dificuldade no sistema central afetou a prescrição de medicamentos, de meios complementares de diagnóstico e terapêutica e de cuidados de saúde respiratórios, havendo casos em que os médicos tiveram dificuldade em prescrever eletronicamente, e outros em que os utentes sentiram limitações a aviar as suas receitas.
As equipas técnicas da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), em conjunto com os fabricantes dos produtos envolvidos, estão a trabalhar na mitigação desses constrangimentos, com vista à normalização total do acesso aos serviços.
No entanto, poderá ainda ocorrer alguma flutuação na qualidade dos serviços afetados. Assim, a SPMS informou todos os médicos da situação, criou canais para a comunicação e resolução de problemas e ativou planos de contingência, nomeadamente a prescrição manual, por forma a minimizar o impacto para profissionais e utentes.
A SPMS prevê que a situação estabilize em breve e tudo fará para garantir o melhor acesso aos serviços de saúde.