A SPMS, EPE deu início, no dia 02 de setembro, ao processo de agregação, definido no Despacho nº 11253/2013, destinado à aquisição centralizada de assistência técnica para as aplicações informáticas existentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS). As entidades do Ministério da Saúde e instituições do SNS ficam assim obrigadas a recorrer a este procedimento com vista ao fornecimento de suporte para o próximo ano. A agregação abrange diferentes tipologias de aplicações definidas no despacho:
- Sistemas de informação dos serviços de urgência;
- Sistemas de informação de suporte ao ciclo de prescrição e dispensa de medicamentos e de dispositivos médicos;
- Sistemas de informação de imagiologia e de arquivo de imagens médicas;
- Sistemas de informação de gestão de laboratórios;
- Sistemas de informação de suporte aos processos de anestesia e cuidados intensivos;
- Sistemas de informação de gestão de equipas e controlo de assiduidade;
- Sistemas de informação clínica dos Cuidados de Saúde Primários;
- Sistemas de contabilidade;
A SPMS está a solicitar às diferentes entidades que submetam os seus pedidos através da plataforma das Unidade Ministerial de Compras (UMC) http://www.sgms.umcms.com.pt, até dia 15 de setembro de 2013, acompanhada dos seguintes elementos:
- Ficheiro de agregação devidamente preenchido;
- Cópia dos contratos atualmente em vigor;
- Declaração atestando a existência de cabimento/disponibilidade orçamental para realizar a despesa estimada;
- Declaração de mandato para a SPMS, EPE realizar o procedimento de compra.