A SPMS está a colaborar na construção de um protótipo de carteira de identidade digital da União Europeia, que vai permitir que cidadãos e empresas verifiquem a sua identidade e compartilhem os seus dados de identificação de forma fácil e segura.
Neste âmbito, está a melhorar os serviços de identificação digital na saúde, para providenciar aos cidadãos melhor acesso aos seus dados eletrónicos e permitir que estes sejam traduzidos para outros idiomas. Alarga, assim, os serviços digitais ao contexto transfronteiriço, garantindo a sua qualidade e segurança.
Estes desenvolvimentos, incluídos na ação europeia POTENTIAL (PilOTs for EuropeaN digiTal Identity wALlet), têm como objetivo principal implementar e aumentar o acesso digital de cidadãos europeus a diversos serviços nacionais.
A ação, que teve início em abril de 2023, é cofinanciada pela Comissão Europeia e é constituída por 19 países europeus. É constituída ainda por quatro parceiros nacionais além da SPMS: a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, o IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, o IRN – Instituto dos Registos e do Notariado e a INCM – Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
Deste modo, a SPMS reafirma o seu empenho em oferecer aos cidadãos europeus mais e melhores serviços no âmbito da saúde digital.
Mais informação sobre esta ação em: https://www.digital-identity-wallet.eu/
Nota: O POTENTIAL é cofinanciado pela União Europeia, DIGITAL Europe Programme (2021-2027), ao abrigo do Grant Agreement Nr 101102655. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou HaDEA. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede a subvenção podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões