Boas Práticas Saúde

SONHO V2 implementado em 19 instituições hospitalares

A versão 2 do SONHO e SClínico, sistema de cuidados de saúde hospitalares de suporte ao serviço administrativo e clínico, tecnologicamente mais adequada às necessidades atuais, já está implementada em 19 instituições hospitalares.

Este ano, foi a vez do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, do Centro Hospitalar do Oeste e do Hospital Distrital da Figueira da Foz instalarem o SONHO V2. A próxima migração é no Hospital de Magalhães Lemos.

Até ao final do ano, estão programadas mais migrações e consolidações dos sistemas hospitalares SONHO e SClínico.

A atualização permite a evolução tecnológica dos sistemas de informação do SNS e melhores condições de trabalho para os profissionais. Por outro lado, garante maior fiabilidade, escalabilidade e segurança dos sistemas, traduzindo-se numa melhoria significativa da informação constante no processo clínico eletrónico dos doentes.

A migração do SONHO V1 para SONHO V2 é um processo complexo. Cada implementação assume-se como um projeto de grande dimensão, de mudança e instalação de vários sistemas informáticos assegurados pela SPMS. Assume diferentes vertentes, desde a gestão da mudança, a migração de dados, testes, formação dos profissionais administrativos e integração com os diferentes sistemas de informação, à renovação da infraestrutura tecnológica e postos de trabalho.

Para se proceder à migração, sem causar impacto no funcionamento de cada hospital, as equipas da SPMS trabalham de forma coordenada, local e remotamente, com as equipas técnicas, administrativas e clínicas de cada instituição. O apoio e o acompanhamento dos conselhos de administração das instituições hospitalares têm sido fundamentais nesta gestão da mudança.

SONHO V2 implementado em 19 instituições hospitalares