Portugal, representado pela SPMS, E.P.E., deu mais um passo importante na partilha de dados de saúde transfronteiriços, nos serviços digitais transfronteiriços “A Minha Saúde na Europa (MyHealth@EU)”, com mais dois Estados-Membros.
Desde o passado dia 25 de agosto, os residentes da Polónia podem dispensar medicamentos em 41 farmácias portuguesas aderentes e, por outro lado, os portugueses que se desloquem à República Checa podem dispensar medicamentos nas farmácias que têm este serviço ativo.
“A Minha Saúde na Europa” é a infraestrutura que assegura serviços transfronteiriços de saúde digital disponibilizados pelos Estados-Membros aderentes. Permite a troca de dados de saúde de forma segura e interoperável, disponibilizando os serviços de partilha de prescrições e dispensas eletrónicas de medicamentos (ePrescription & eDispensation) e a partilha do Resumo de Saúde Eletrónico dos cidadãos (Patient Summary).
Os principais objetivos destes serviços passam por permitir que os países da União Europeia possam trocar dados de saúde de forma segura, eficiente e interoperável, melhorando a qualidade dos cuidados de saúde prestados aos cidadãos europeus que se encontrem temporariamente noutro país da União Europeia, sem barreiras linguísticas e com condições semelhantes às do seu país de origem, incluindo cuidados de saúde não programados.
Esta foi mais uma oportunidade para a SPMS marcar a sua posição de relevo na área da saúde digital, com vista à promoção da qualidade dos serviços de saúde digitais disponibilizados ao cidadão.
Saiba mais em: https://www.spms.min-saude.pt/a-minha-saude-na-europa/