Notícias

SNS 24 atendeu cerca de 1.463.000 chamadas este ano

3 Novembro, 2023

A Linha SNS 24 atendeu cerca de 1.463.000 chamadas desde o início do ano e apela aos cidadãos que, em caso de doença aguda não emergente, liguem sempre 808 24 24 24.

O SNS 24 é, e deve ser, a porta de entrada no Serviço Nacional de Saúde. Através do Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento, o cidadão é devidamente avaliado e orientado de acordo com os sintomas apresentados.

A triagem telefónica é sempre feita por enfermeiros e obedece a algoritmos clínicos, que visam em primeiro lugar a segurança do utente. Em caso de necessidade de reencaminhamento para uma Unidade de Saúde, o SNS 24 usa a informação disponível no Sistema Integrado de Informação de Prestadores (SIIP), que deve ser atualizado pelos respetivos prestadores, para garantir o correto encaminhamento dos utentes. (Circular Normativa Conjunta N.º 01/2020/Secretaria-Geral do Ministério da Saúde/Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE)

Assim, um utente pode ser reencaminhado para um hospital ou unidade de saúde fora da sua zona de residência, com base na informação disponibilizada no SIIP ou caso o utente se encontre fora da sua residência no momento do telefonema.

Em 2022, a linha teve o maior número de atendimentos de sempre, com mais de 9 milhões de chamadas. Foi também durante a pandemia, ainda em 2020, que a linha reforçou o catálogo de serviços, sendo a criação da Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) um bom exemplo, que já atendeu mais de 247 mil chamadas.

Atualmente, prestam serviços na Linha mais de 1.600 profissionais, mas o SNS 24 dispõe de uma bolsa que permite o reforço consoante as necessidades.

O SNS 24 está empenhado em continuar a trabalhar para melhorar a sua capacidade de resposta e melhor servir os cidadãos.

Dia Digital e Telessaúde chegou à ULS do Alentejo Central

20 Dezembro, 2024

O auditório do Hospital do Espírito Santo de Évora acolheu, a 16 de dezembro, os participantes do Dia Digital e Telessaúde, organizado pela Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), com o apoio da SPMS. Dirigido aos profissionais de saúde daquela entidade, teve o objetivo de promover a aprendizagem e a partilha de boas […]

ULSAC

SPMS colabora na resposta europeia a emergências de saúde pública

18 Dezembro, 2024

No âmbito da crescente necessidade de melhorar a preparação e a capacidade de resposta a emergências de saúde pública, a ação europeia EU-HIP (EU Interoperability with HERA’s IT Platform) tem como propósito fortalecer as infraestruturas digitais de saúde pública na Europa. A participação da SPMS na ação europeia EU-HIP reforça o compromisso de Portugal em […]

Conferência sobre “Inovação em Saúde: o Impacto nos Dados Hoje e no Futuro” com participação da SPMS

17 Dezembro, 2024

A presidente do Conselho de Administração da SPMS, Sandra Cavaca, participou na Conferência Anual de Saúde “Inovação em Saúde: o Impacto nos Dados Hoje e no Futuro”, que decorreu ontem, dia 16 de dezembro, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Promovida pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, […]

Voltar
Voltar para o topo.