No âmbito da cooperação em saúde digital na União Europeia (UE), a SPMS participou na 25.ª Reunião de Alto Nível da eHealth Network (eHN), que decorreu em Bruxelas, esta terça-feira, dia 28 de novembro. Desta reunião, resultou a adoção do plano de trabalhos da infraestrutura europeia MyHealth@EU para 2024 e das guidelines para a partilha transfronteiriça de relatórios de alta hospitalar e de relatórios de imagens médicas.
Portugal foi identificado como um país de referência em matéria de boas práticas no que respeita ao desenvolvimento nacional e transfronteiriço do Resumo de Saúde / Patient Summary, tendo Cátia Sousa Pinto, coordenadora da Unidade de Projetos e Relações Internacionais da SPMS, apresentado as funcionalidades disponibilizadas ao cidadão e ao profissional de saúde no contexto do Resumo de Saúde Eletrónico.
Com o propósito de debater as oportunidades e desafios para a evolução da saúde digital em termos de preparação para o Espaço Europeu de Dados de Saúde, a reunião serviu também para discutir as prioridades do plano de trabalho da eHN para 2024.
Mais uma vez, a SPMS contribuiu para o reforço do interesse nacional e para a melhoria das estratégias em matéria de saúde digital na União Europeia.