A SPMS participou na ação internacional HealthyCloud, que terminou em novembro, com resultados muito relevantes para melhorar a utilização de dados de saúde.
Os três grupos de trabalho para os quais a SPMS contribuiu foram “Coordenação, gestão e divulgação”, “Experiências sobre gestão de dados de saúde: centros de dados nacionais, regionais e específicos de domínios” e para “Desenvolver a agenda estratégica HealthyCloud com o envolvimento de todos os atores europeus relevantes”.
Contribuiu, assim, com conhecimentos relacionados com a estruturação de dados de saúde, colaborando no desenvolvimento de uma infraestrutura que possibilita a análise, partilha e utilização de dados de saúde para fins secundários e, consequentemente, promove a partilha de conhecimento e investigação de novos diagnósticos, tratamentos ou otimização de sistemas de saúde.
Esta participação ativa permitiu analisar os principais sistemas de incentivo e de auditoria, bem como a forma como os dados são geridos pelos centros de dados de saúde, para fins de utilização secundária (data hubs).
O esforço coletivo das 21 entidades beneficiárias, de onze estados-membros, foi fundamental para alcançar o principal objetivo da ação: criar uma Agenda Estratégica para a Inovação e Pesquisa em Saúde.
Cofinanciada pela Comissão Europeia, a ação HealthyCloud visou gerar recomendações, diretrizes e especificações fundamentais para a investigação no âmbito da saúde em toda a Europa, contribuindo para o desenvolvimento do futuro Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS).
O projeto HealthyCloud mostrou já o seu impacto, nomeadamente através da EOSC-Association (EOSC-A) que aprovou a criação de uma task force sobre o Espaço de Dados de Saúde, como parte do seu novo Grupo de Consultoria de Espaços de Dados e Indústria.
As sinergias entre os participantes, incluindo a SPMS, permitiram apoiar a ação global na ligação entre os aspetos políticos e estratégicos relacionados com o EEDS e as futuras recomendações da Comissão Europeia. Esta foi mais uma ação internacional bem-sucedida, que contou com a participação da SPMS entre os anos 2021 e 2023.
Consulte:
- Agenda Estratégica para a Inovação e Pesquisa em Saúde
- Relatório sobre indicadores de utilização e auditoria de centros de dados e proposta de sistema de incentivos
A ação HealthyCloud é cofinanciada pela União Europeia, programa de investigação e inovação Horizon 2020, ao abrigo do Grant Agreement Nr. 965345. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da HaDEA. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede a subvenção podem ser tidas como responsáveis por essas opiniões.