No passado sábado, Dia Mundial do Cancro, o programa “Via Verde do AVC” foi distinguido com o primeiro lugar na 11.ª edição do Congresso Anual do AVC, no Porto, pelo trabalho desenvolvido na área do tratamento do Acidente Vascular Cerebral Isquémico, através de consultas de Telemedicina, via PDS-Live.
Este é um projeto inovador e pioneiro em Portugal e na Europa, e que faz uso das ferramentas da TeleSaúde via PDS-Live desenvolvidas pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). A atribuição do galardão foi anunciada pela Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular (SPACV) e entregue a Gustavo Cordeiro, coordenador da unidade de AVC do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), na sequência da apresentação do trabalho “Telemedicina na área da abordagem endovascular no tratamento do AVC isquémico: a experiência de 15 meses de articulação em rede numa região de Portugal”.
Coordenado pelo CHUC, o programa “Via Verde do AVC”, que agrega mais sete hospitais da região Centro, é inovador ao utilizar a teleconsulta de emergência, e foi criado com uma simples reorganização dos recursos existentes nos hospitais e a fundamental articulação entre os profissionais das unidades envolvidas na rede.
Esta tecnologia já permitiu a orientação clínica de mais de 500 doentes desde setembro de 2015, através de uma média de 50 consultas mensais de telemedicina, que têm contribuído, de forma significativa, para a melhoria do resultado clínico e funcional dos doentes com AVC na região Centro, garantindo uma resposta tecnicamente equitativa.
A SPAVC sublinhou o caráter pioneiro da iniciativa em Portugal e elogiou o desenvolvimento deste projeto, realçando o mérito de todos os profissionais envolvidos.