A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS.
O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões através da Prescrição Eletrónica Médica Móvel. É um crescimento relevante comparativamente às 151 mil prescrições emitidas em 2019, ano do lançamento.
Com a PEM Móvel, o ato de prescrever é simples, prático, seguro, cómodo e particularmente útil nas consultas em contexto de domicílio, ou quando o médico se encontra longe do doente. Conta com 41.029 médicos registados.
O número total de receitas eletrónicas tem aumentado e, só em 2023, superou os 55 milhões, ano em que o número de prescrições manuais rondou 1,5 milhões, o mais baixo de sempre.
A SPMS continua a promover formação para médicos, com o objetivo de dotar os médicos, considerados inadaptados pela Ordem dos Médicos, de conhecimento necessário para elaborarem as suas prescrições por via eletrónica.
Para conseguir aceder à aplicação, o médico deve ativar a sua Chave Móvel Digital (CMD) e assinatura digital, ao balcão do Instituto dos Registos e Notariado (IRN), ou através do sítio da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), e pedir o registo na aplicação, com o preenchimento do questionário disponível em pem.spms.min-saude.pt.