Tendo vindo a público notícias sobre participação em eventos e visitas técnicas de colaboradores da SPMS em representação institucional, com apoio de fornecedores tecnológicos, cumpre informar:
- Todas as participações e visitas foram, institucionalmente, consideradas relevantes para a missão e objetivos estratégicos da SPMS e para o interesse público, em concordância com o Plano de Risco, Fraude e Infrações Conexas. A SPMS tem por missão promover a inovação do Serviço Nacional de Saúde, através de iniciativas tecnológicas, de transformação digital e comunicacional que tem merecido importante e relevante reconhecimento público. Tais iniciativas requerem uma atualização permanente de competências dos seus quadros, a recolha e debate de ideias inovadoras com parceiros tecnológicos, academia e a sociedade civil;
- Até à publicação do código de conduta do XXI Governo Constitucional, publicado a 20 de setembro de 2016, o uso dos convites institucionais recebidos de terceiros mereceu a aprovação do Conselho de Administração ponderada a relação custo benefício e o superior interesse público, tendo sido consideradas as indicações recebidas da tutela da saúde. Nenhuma participação foi a título individual ou desalinhada com o Plano Estratégico da SPMS, onde a mesma delineou uma estratégia de internacionalização, inovação e crescimento;
- A SPMS repudia o tratamento adotado por alguns órgãos de comunicação social nos últimos dias. A inexatidão e falta de veracidade da informação, nem sempre permitiu o direito ao contraditório. Gera-se, assim, a manipulação da opinião pública com base em notícias que nem sempre correspondem à verdade. A empresa considera que existe falta de isenção jornalística na seleção dos dados e nomes apresentados, uma vez que, como é do conhecimento público, estas comitivas, ao longo dos anos, integravam altos dirigentes e dirigentes de diversos ministérios, entidades públicas e privadas, cuja informação é pública e pode ser consultada on-line. Mais uma vez, passando-se a ideia na opinião pública que tais praticas só ocorreram com colaboradores desta empresa com intuitos que desconhecemos. Algumas das notícias são lesivas por conterem ataques ao bom nome da instituição e dos seus quadros.
- No exercício do princípio da transparência, da mesma forma que está disponível uma lista pública com apoios de empresas patrocinadoras no site do Infarmed, onde se registam as viagens e eventos patrocinados por aquelas, também a SPMS pretende percorrer esse caminho. Não obstante, as participações institucionais terem sido divulgadas no site da SPMS, acrescentamos a informação infra:
NOS/HUWAEI | Innovation & Collaboration for better Healthcare
Objetivos: Adquirir e partilhar conhecimentos sobre os recursos, os modelos e as estratégias diferenciadoras utilizadas no âmbito da telemedicina e por outro lado conhecer novas tecnologias, modelos organizacionais, metodologias comunicacionais, nomeadamente ao nível de redes e de telecomunicações. Conhecer um dos hospitais de excelência na área da telemedicina. Centrada no tema Innovation & Collaboration for better Healthcare, esta visita teve como objetivos prioritários adquirir e partilhar conhecimentos sobre os recursos, os modelos e as estratégias diferenciadoras utilizadas no âmbito da telemedicina, por outro lado conhecer novas tecnologias nomeadamente ao nível de redes e de telecomunicações. Neste contexto, a comitiva integrada por membros da administração, da direção de sistemas de informação, direção de compras e direção de comunicação e relações públicas teve a oportunidade de visitar um dos maiores hospitais do mundo com competências em telesaúde, o Zheng Zhou Hospital, o que permitiu observar no terreno processos, teleconsultas, teleradiologias, reunir com profissionais de saúde daquele hospital e ainda conhecer procedimentos inovadores, bem como as boas práticas na partilha de informação utilizadas na prática clínica através da participação ativa nas mesmas. A comitiva foi autorizada pelo hospital a presenciar várias teleconsultas efetuadas desde o hospital com varias regiões daquele país. A comitiva teve ainda oportunidade de visitar toda a área de sistemas de informação do hospital e gestão eletrónica de entradas no âmbito da segurança. O conhecimento adquirido possibilitou ao longo dos últimos dois anos, a elaboração de um diploma que cria o Centro Nacional de TeleSaúde em Portugal e a concetualização e abertura desse centro de TeleSaúde no passado dia 24 de julho de 2017, aquando a inauguração do Centro de Contacto do SNS. Em suma muita da concetualização e do modelo que consta hoje quer do diploma quer dos objetivos do CNTS são fruto daquilo que podemos ver, desde as salas de teleconsulta, salas de teleformação e apoio de um centro de contacto foram ideias trazidas daquele hospital.
Participações institucionais:
2015 – 5 Participantes por convite institucional.
ORACLE | OpenWorld San Francisco
Objetivos: Promover a aquisição e partilha de conhecimento no âmbito das tecnologias de informação e comunicação, incluindo os novos desenvolvimentos nas infraestruturas de suporte a sistemas críticos, segurança informática, alta disponibilidade, desenvolvimento ao nível de motores de bases de dados; serviços de interoperabilidade; modelos de gestão das tecnologias, incluindo software as a service e cloud. Do ponto de vista da comunicação, conhecer a organização do evento, as metodologias inerentes, as práticas inovadoras do ponto de vista do check in e design. Conhecer também os temas mais pertinentes da agenda de comunicação no âmbito das TIC que aportem valor aos eventos que a SPMS organiza no âmbito da transformação digital na saúde, em Portugal. Networking, envolvimento com stakeholder´s. Troca de conhecimento e experiências com entidades similares de outros países com desafios tecnológicos comuns.
Participações institucionais:
2013 – 3 Participantes por convite institucional.
2014 – 1 Participantes por convite institucional.
2015 – 3 Participantes com despesa suportada pela SPMS e 2 participantes por convite institucional.
2016 – 4 Participantes com despesa suportada pela SPMS e 2 participantes por convite institucional. A viagem supracitada, em 2016, do membro do Conselho de Administração, e restante comitiva mereceram a aprovação no circuito da saúde na Secretaria de Estado de Saúde. Importa referir que o programa dos referidos eventos é da responsabilidade da organização do mesmos, não cabendo a SPMS comentar o seu conteúdo, tendo no entanto dado notícia das respetivas participações no site oficial da SPMS. A SPMS gostaria de deixar claro o seu repúdio pela forma como alguns órgãos de comunicação social escrevem sobre a matéria, sem qualquer respeito pela privacidade das pessoas, em causa. Apresentando ainda erros grosseiros, como tecer considerações sobre pessoas que já não eram colaboradores da SPMS. É do conhecimento público que ao longo dos últimos anos houve outros ministérios e entidades públicas a participar nestas representações institucionais cuja identificação dos seus participantes não esta a ter igual tratamento nos órgãos de comunicação social. A SPMS está disponível, como sempre, para colaborar e prestar informações junto da tutela, dos órgãos inspetivos e demais entidades competentes, bem como junto dos órgãos na matéria e prestar informações junto da comunicação social.
Lisboa, 30 de Agosto de 2017
O Conselho de Administração da SPMS