O Primeiro-Ministro, António Costa, visitou o SNS 24 na manhã de hoje, acompanhado pelo Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, garantindo que a resposta ao surto da gripe em Portugal está a ser adequada.
Com 75 enfermeiros especializados em triagem e aconselhamento, distribuídos entre Lisboa e Porto, o SNS 24 é a primeira porta de acesso aos serviços do SNS. Aqui, o cidadão tem a “garantia de que é bem atendido e ninguém é esquecido neste contacto”, como sublinhou o Ministro da Saúde durante a visita.
Os portugueses têm revelado confiança no SNS 24, nomeadamente nas indicações dos enfermeiros, como prova o número de chamadas feitas até ao meio-dia de hoje, 06 de janeiro. Das 1 500 chamadas efetuadas, 20% foram devido aos sintomas de gripe.
Micaela Monteiro, Diretora do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), responsável pelo SNS 24, destacou, também, o aumento significativo das chamadas, comparativamente ao ano anterior. Só nos primeiros cinco dias de janeiro foram efetuadas mais de 22 mil chamadas para o SNS 24, prevendo-se que até ao final do mês cheguem às 130 mil.
Em Portugal, foram diagnosticados, até à data, mais de 1000 casos de gripe, número que poderá aumentar com a descida das temperaturas durante os próximos dias. Perante esta situação, o Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Inverno 2017/2018 já foi ativado, com reforço de enfermeiros, camas e o alargamento de horários em várias unidades de cuidados de saúde primários (centros de saúde), de Norte a Sul do país.
Durante a visita ao SNS 24, António Costa frisou, ainda, que o ajustamento das condições será feito à medida que o surto da gripe for avançando, no entanto, mais de 200 enfermeiros já foram contratados, incrementando, assim, a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde na prestação de cuidados aos cidadãos.
Se tem sintomas de gripe, não se desloque às urgências. Primeiro ligue para SNS 24.
Ligue 808 24 24 24. Antes de tudo.