A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, visitou as instalações do SNS 24, em Lisboa, acompanhada pela presidente da SPMS, Sandra Cavaca, nesta terça-feira, dia 4 de junho. O vogal executivo, Nuno Costa, e o diretor do Centro Nacional de Telessaúde I SNS 24, João Oliveira, estiveram presentes na visita.
A governante observou o funcionamento operacional da Linha SNS 24, especialmente o serviço SNS Grávida. Ana Paula Martins destacou o humanismo deste novo serviço, lançado a 1 de junho, e assistiu a uma simulação de atendimentos com critérios clínicos para encaminhamento de Serviço de Urgência e Cuidados de Saúde Primários.
O SNS Grávida permite encaminhar as utentes para a urgência mais próxima da sua área de residência. No que respeita às restantes urgências, a recomendação é a mesma: ligar sempre para o SNS 24 – 808 24 24 24 -, e a utente ficará a saber qual é o serviço mais próximo.
A Linha SNS Grávida está contemplada no Plano de Emergência da Saúde, dando resposta à procura de urgências de ginecologia/obstetrícia, enquanto área em que se sentem maiores dificuldades no SNS. Até agora, atendeu mais de 450 chamadas.
A ministra da Saúde deu nota de ter ficado mais tranquila depois da visita ao SNS 24, onde teve oportunidade de observar a capacidade de resposta da Linha que, só este ano, atendeu mais de 1,27 milhões de chamadas, quase o dobro do mesmo período do ano passado.