Portugal, representado pela SPMS, é vice-presidente da Global Digital Health Partnership (GDHP), a mais destacada organização intergovernamental da área da saúde digital, desde finais de 2023. Foi como vice-presidente que a SPMS participou na 13.ª edição da GDHP, que decorreu em Viena, na Áustria, nos dias 18 a 20 de junho.
Cátia Pinto, gestora do Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais, esteve presente nesta cimeira, cujo objetivo se centrou em fomentar a interação entre os Estados-Membros participantes na GDHP, de forma a promover o debate sobre a estratégia da digitalização do setor da saúde.
O debate passou também por questões relacionadas com o desenvolvimento de serviços de saúde digital, sustentáveis e de qualidade, procurando criar um impacto transversal no contexto de políticas, regulamentação e incentivos.
Ainda durante o evento, foram realizadas sessões sobre a partilha transversal de conhecimentos e exploração de sinergias entre os participantes, com foco em serviços de saúde digital mais acessíveis e eficientes. Neste âmbito, foram apresentados trabalhos dos cinco grupos que constituem a GDHP, incidindo sobre evidência e avaliação, ambientes políticos, interoperabilidade, cibersegurança e envolvimento clínico e humano.
No papel de vice-presidente da GDHP, a SPMS tem vindo a desenvolver a estratégia digital na área da saúde, reafirmando o seu compromisso em oferecer melhores serviços de saúde digital aos cidadãos e, em simultâneo, promover a cooperação internacional.
Desde 2018 que a SPMS faz parte da GDHP, uma estrutura de cooperação e colaboração que reúne representantes governamentais e a Organização Mundial da Saúde (OMS).