7.º Aniversário do SNS 24 celebrado com iniciativa na Praia de Carcavelos

24 Julho, 2024

Assinala-se hoje o 7.º aniversário do SNS 24, serviço que se tornou a porta de entrada para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), em Portugal. Para celebrar esta data, a SPMS realizou, durante a manhã, uma ação de divulgação dos canais SNS 24 na Praia de Carcavelos, onde procurou sensibilizar os banhistas e visitantes da praia sobre as vantagens e funcionalidades da Linha SNS 24.

A iniciativa, que contou com a presença da Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, e do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, reforçou o conhecimento e a utilização dos serviços oferecidos pelo SNS 24, destacando a sua importância na prestação de cuidados de saúde à população.

Só este ano, a linha SNS 24 já atendeu mais de 1 milhão e 700 mil chamadas, um aumento de 86% em relação ao período homólogo. Desde a sua criação, o SNS 24 expandiu-se significativamente, passando de um serviço telefónico para uma plataforma omnicanal que inclui o Portal SNS 24, a linha telefónica, a App SNS 24 e os Balcões SNS 24. Estes canais permitem um acesso simples e integrado ao SNS, evitando deslocações desnecessárias a centros de saúde ou hospitais.

Canais e Recursos Humanos

Os canais do SNS 24 têm desempenhado um papel crucial na melhoria do acesso e na qualidade dos serviços de saúde. Cada canal foi desenvolvido para atender a diferentes necessidades dos cidadãos, oferecendo uma gama completa de informações e serviços que tornam o SNS mais acessível e eficiente.

• Portal SNS 24: Lançado em 2019, procura aumentar a literacia em saúde e facilitar a gestão individual da informação de saúde dos utentes, proporcionando acesso rápido a resultados de exames, pedidos de consulta, receitas, entre outros.
  • Linha telefónica (808 24 24 24): Inaugurada a 24 de julho de 2017, oferece serviços de triagem, aconselhamento e encaminhamento, além de suporte informativo e psicológico, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • App SNS 24: Aplicação móvel que permite ao cidadão aceder a informações e serviços digitais de saúde, incluindo teleconsultas, consulta de resultados de exames e acesso ao boletim de vacinas. Em 2022, a app foi distinguida com vários prémios pelo seu caráter inovador.
  • Balcão SNS 24: Espaço que facilita o contacto com os serviços digitais do SNS para cidadãos sem acesso a tecnologias ou internet. Atualmente existem 390 Balcões SNS 24 em funcionamento.

O SNS 24 também assegura a acessibilidade dos cidadãos surdos aos seus serviços, disponibilizando atendimento por videochamada e web chat com intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e profissionais de saúde. Este serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, e sem qualquer custo adicional, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso equitativo aos cuidados de saúde.

Em termos de recursos humanos, o SNS 24 conta atualmente com mais de 1.600 profissionais, incluindo enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos e intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.

Projetos Inovadores

O SNS 24 tem estado na vanguarda da inovação em saúde, implementando projetos que não só têm facilitado o acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde, como também têm contribuído para a otimização dos recursos disponíveis.

Entre os projetos inovadores, destacam-se:

• SNS Grávidas: Lançado a 1 de junho de 2024, este serviço é dedicado a utentes grávidas que necessitam de triagem, aconselhamento e encaminhamento para serviços de saúde. Desde o seu lançamento, mais de 14.500 grávidas foram triadas através deste serviço.
  • Projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”: Lançada em maio de 2023, esta iniciativa piloto procura reduzir a sobrecarga nas urgências hospitalares nas Unidades Locais de Saúde de Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Entre Douro e Vouga e Gaia e Espinho, incentivando a população a ligar para a linha SNS 24 antes de se deslocar ao hospital. Com este projeto, foram já agendadas mais de 74.000 consultas nas unidades de Cuidados de Saúde Primários destas ULS.
  • Autodeclaração de Doença: Permite aos cidadãos declararem-se doentes sem necessidade de atestado médico, com mais de 530.000 declarações emitidas desde maio de 2023.

Desde o lançamento destes projetos, o número de consultas agendadas e declarações emitidas tem mostrado um crescimento significativo, refletindo a crescente importância do SNS 24 na prestação de cuidados de saúde.

O aniversário de hoje não só celebra sete anos de progresso e inovação, mas também reforça o compromisso contínuo da SPMS em melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde para todos os cidadãos.

Linha SNS 24 atinge marca de 2 milhões de chamadas

27 Agosto, 2024

A Linha SNS 24 atingiu, na passada sexta-feira, a marca de 2 milhões de chamadas atendidas desde o início deste ano. Os dados refletem o crescente reconhecimento e confiança no SNS 24, que tem sido essencial não só para esclarecimento de dúvidas, mas também para referenciar para o nível de cuidados mais adequado, aumentando o conforto dos utentes e a qualidade e a segurança da prestação de cuidados.

SNS 24_2M chamadas

Consulta Preliminar n.º 8/2024 | SPMS/UCBST – Consumíveis de Impressão

16 Agosto, 2024

A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS) está a promover uma consulta preliminar ao mercado (Art.º 35.º-A do CCP), no âmbito dos trabalhos preparatórios com vista à realização de uma futura agregação de consumíveis de impressão, para os organismos do Ministério da Saúde, entidades do SNS e entidades compradoras voluntárias que celebrem contratos de adesão com a SPMS, E.P.E.

SITE_82024 SPMSUCBST – Consumíveis de Impressão