Boas Práticas Saúde

Implementação da Suite Hospitalar chega às Misericórdias

A implementação da Suite Hospitalar – SONHO v2/SClínico e LIGHT (plataforma de interoperabilidade) – está em curso no SNS. Julho ficou marcado pelo início da mudança, também, nos hospitais geridos por Santas Casas da Misericórdia.

O processo de migração e consolidação para a versão 2 do SONHO e SClínico, sistema de cuidados hospitalares de suporte ao serviço administrativo e clínico, encontra-se já concluído em 15 instituições, das quais duas pertencem às Misericórdias, num processo que tem contado com a liderança, o apoio e o empenho da SPMS. A Santa Casa da Misericórdia de Serpa – Hospital de S. Paulo e a Santa Casa da Misericórdia de Anadia – Hospital José Luciano de Castro foram as primeiras a implementar a Suite Hospitalar, uma solução de gestão da informação hospitalar e clínica.

Até ao final de 2024, está prevista a sua implementação em mais cinco Unidades Locais de Saúde, três Misericórdias e, ainda, em três hospitais que não utilizam as soluções SONHO/SClínico. Garantir a correta migração de dados, sem causar impacto no funcionamento de cada entidade, tem sido possível graças a um acompanhamento de proximidade em todas as fases da transição, entre a SPMS e as entidades do SNS.

Desta forma, reforça-se as condições para a integração de cuidados e garante-se uma melhoria significativa na qualidade, no acesso e na segurança dos dados clínicos dos utentes. Permite, por exemplo, a interoperabilidade com mais soluções, nomeadamente as aplicações departamentais e as aplicações móveis que muitos hospitais têm vindo a disponibilizar aos seus utentes.

Na gestão desta mudança, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) tem desempenhado um papel fundamental, contribuindo para a rapidez do processo e assegurando a infraestrutura tecnológica de suporte à migração.

08_2024_NewsPROF_Site SPMS_Notícia 1