A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) concluiu, no passado fim de semana, o processo de migração para a nova Rede de Informação da Saúde Next Generation (RISNextG), um processo bem-sucedido que resultou da estreita articulação entre equipas. Esta atualização permite à ULSAM beneficiar de uma rede informática mais robusta, configurável e segura, garantindo melhor interligação entre as diferentes unidades de saúde.
Trata-se da terceira unidade local de saúde a migrar na totalidade para a RISNextG, num processo que deverá ficar concluído até ao início de 2025.
Gerida pela SPMS, a RISNextG foi desenvolvida para responder às necessidades crescentes de colaboração e troca de informações no setor da saúde. Com uma infraestrutura de telecomunicações atualizada, a RISNextG assegura que as redes locais dos diversos organismos e serviços de saúde possam operar de forma integrada, mantendo elevados padrões de qualidade e segurança.
Além de fortalecer esta conectividade dentro do ecossistema da saúde, a RISNextG também facilita a integração dos sistemas locais com os sistemas centrais do Ministério da Saúde. Isto é particularmente importante para as instituições que já utilizam a Suite Hospitalar, software de gestão clínica e administrativa que agrega os sistemas SONHO V2/SClínico e LIGHT, permitindo uma integração mais fluida e eficiente de dados e processos.
Com esta nova geração da Rede de Informação da Saúde, a SPMS reforça o seu compromisso com as instituições de saúde, facultando uma infraestrutura onde possam operar num ambiente digital cada vez mais interligado e preparado para os desafios futuros.
LIGHt | RIS | sclinico | SONHO | suitehospitalar