O BI SClínico Hospitalar tem sido consultado por cerca de 300 enfermeiros, numa média de 2 acessos por semana. Estes profissionais, de mais de 40 instituições que receberam formação da SPMS, EPE e a quem foi dado acesso a esta ferramenta, têm demonstrado elevado interesse na vertente de indicadores de enfermagem.
Os enfermeiros priorizam os indicadores que radicam em métricas tradutoras de resultados e ganhos em saúde, centrados na pessoa, nomeadamente ao nível da prevenção de complicações e resolução de diagnósticos de enfermagem, e em indicadores que traduzem a evolução das condições de saúde desde a admissão até à alta.
Importa referir que, em breve, as instituições poderão alargar o acesso a esta ferramenta a todos os profissionais de enfermagem. A SPMS irá contactar as instituições para que identifiquem os profissionais a quem será dado o respetivo acesso.
Paralelamente, o BI SClínico Hospitalar vai disponibilizar, também, indicadores às equipas médicas, com diferentes níveis de permissões: médico, direção de serviço e instituição.
Enquanto ferramenta de apoio às unidades, e para o desenvolvimento das competências profissionais, o BI SClínico Hospitalar constitui um auxílio importante no acompanhamento da qualidade prestada pelos serviços, na produção de trabalhos científicos, relatórios diversos de atividade, entre outros, que poderão ser adaptados à medida das necessidades identificadas pelos serviços ou pelos profissionais.