A Unidade Local de Saúde do Algarve (ULSALG) promoveu o “Dia Digital e Telessaúde”, em parceria com a SPMS, no dia 21 de outubro, no Auditório da Unidade Hospitalar de Faro.
A iniciativa teve como finalidade responder às necessidades identificadas pelos profissionais de saúde, bem como alavancar a atividade de teleconsulta, a telemonitorização e a utilização de serviços digitais na ULSALG.
O presidente do Conselho de Administração da ULSALG, João Ferreira, a vogal executiva Carla Aleluia e o diretor clínico para os cuidados hospitalares, José Almeida, estiveram presentes na sessão de abertura. Em representação da SPMS, participou Rafael Franco, da Unidade de Inovação Digital.
João Ferreira referiu que “o Algarve é uma região grande, estamos longe de Lisboa e precisamos de utilizar bem estas ferramentas para poder prestar melhores cuidados de saúde”, reforçando a aposta que está a ser realizada em infraestruturas de comunicação necessárias para potenciar a utilização destes serviços inovadores na ULSALG.
Por seu turno, o diretor clínico salientou que “vivemos atualmente a chamada revolução da saúde”, um dos efeitos colaterais da COVID-19, que aumentou o uso das tecnologias na saúde, reforçando “a necessidade de um maior equilíbrio na utilização da tecnologia, que, em simultâneo, nos aproxima uns dos outros, mas que também nos afasta”.
Já Rafael Franco explicou que “a SPMS está muito focada na tecnologia. Tentamos contribuir para a ideia de inovar e ajustar aquilo que possam ser os processos existentes”.
“Plataforma Live para a prática de Teleconsultas”, “Plataforma de Telecuidados, para a prática da Telemonitorização e Telerreabilitação” e “Serviços Digitais, foco no profissional de Saúde” foram as principais temáticas abordadas.
Foram ainda apresentados os projetos-piloto da ULSALG, como “A saúde digital ao alcance da nefrologia”, “Telemonitorização na reabilitação cardíaca” e “Telemedicina no Serviço de Pneumologia”.
De acordo com a organização, “a inclusão destes serviços de atendimento e interação com o utente, na carteira de serviços da ULSALG, contribuirá para a transição e transformação no acompanhamento aos utentes, de forma mais digital, domiciliária e contínua”.
O evento foi dirigido a todos os profissionais da ULSALG, que puderam participar presencialmente ou online. Com esta iniciativa espera-se que as ações realizadas se traduzam numa adoção de novos modelos de atendimento, bem como no aumento dos cuidados prestados à distância aos utentes da ULSALG, acompanhando os profissionais de saúde na exploração dos benefícios de eficiência.