No âmbito do programa europeu TAIEX TSI, a SPMS acolhe a visita de uma comitiva da Hungria, entre os dias 10 e 11 de dezembro, em Lisboa. Tem como objetivo principal a partilha de conhecimento sobre os sistemas de informação no domínio da saúde, especialmente sobre a estratégia de transformação digital centrada na interoperabilidade.
No primeiro dia da visita, esta terça-feira, realizaram-se várias apresentações sob o tema “A Transformação Digital”, abordando tópicos relevantes como o sistema de saúde em Portugal, o modelo de governação da SPMS e o seu papel na Europa e em Portugal, a transformação digital e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), entre outros projetos focados na saúde digital.
O segundo dia dará foco ao tema da “Interoperabilidade e Semântica nos sistemas de saúde” e à estratégia a adotar, destacando-se a visão para o Registo de Saúde Eletrónico (RSE), interoperabilidade, desafios e regulamentação.
Na SPMS, a comitiva da Hungria foi recebida por Nuno Costa, vogal executivo, por Sara dos Santos Fernandes e Rafael Almeida, diretores, por Maria Cortes Ferreira, Filipe Mealha e Jessica Domingues, coordenadores, e por Sara Russo.
A comitiva da Hungria é composta por Róbert Láng, Ministro da Economia, por Gabriella Pál, Responsável pela Unidade e-Health do Ministério do Interior, por József Kun, da Direção-Geral Nacional dos Hospitais, Departamento de Segurança do Doente e Metodologia e por responsáveis da ESZFK eHealth Service and Development Centre (empresa estatal), entre outras entidades.
O Technical Assistance and Information Exchange instrument (TAIEX) é um instrumento da Comissão Europeia que apoia administrações públicas na aplicação da legislação da UE e na partilha de boas práticas, oferecendo assistência técnica e conhecimentos especializados para responder a necessidades de curto prazo.
O TAIEX – Instrumento de Apoio Técnico (TSI) apoia os Estados-Membros da UE na implementação de reformas para fortalecer instituições, melhorar a governação e tornar as administrações públicas mais resilientes. As atividades abrangem áreas como gestão financeira, acesso ao financiamento e transição ecológica e digital.
A visita constitui uma oportunidade para fortalecer os laços bilaterais e a cooperação entre Portugal e a Hungria.