O e-Agenda apresenta tecnologia inovadora no sistema de marcação de consultas online, traduzindo-se em maior fiabilidade, rapidez e simplificação de processos. Para o utente, melhora a experiência e disponibiliza um serviço mais eficiente, abrangendo todas as unidades de saúde do país.
Consulta de vagas disponíveis em tempo real, infraestrutura modernizada e processos simplificados, bem como melhoria na monitorização, controlo e escalabilidade, são as inovações tecnológicas que o e-Agenda traz. Disponível desde novembro, é uma mudança significativa no sistema de marcação de consultas online.
O e-Agenda permite aos utentes a marcação de consultas não urgentes na sua unidade de saúde, mediante disponibilidade de vagas dos profissionais. Se antes a marcação era assíncrona, agora permite ver as disponibilidades de agendamento em tempo real, assegurando a confirmação imediata da marcação da consulta.
Através da consulta de vagas em tempo real, o processo torna-se mais célere e fiável, sobretudo pela eliminação de procedimentos assíncronos. Com o e-Agenda, a consulta de vagas deixa de depender de procedimentos de sincronismo.
Atualização tecnológica melhora a eficiência do serviço
Esta evolução foi possível graças ao desenvolvimento do Sistema de Dados Mestre (SDM), que veio substituir o Sistema Integrado de Informação de Prestadores (SIIP), garantindo que os dados dos utentes se encontram atualizados, detalhados e disponíveis em tempo real, nas unidades de saúde nas quais estão inscritos.
A nova infraestrutura tecnológica permite assim um controlo completo da aplicação. Além disso, com a eliminação da sincronização prévia de dados, o processo de marcação torna-se mais eficiente, garantindo a integridade e precisão das informações em tempo real.
Por outro lado, com a simplificação dos processos e a nova infraestrutura, a monitorização dos pedidos de consulta torna-se significativamente mais eficiente. O e-Agenda permite um controlo mais rigoroso dos pedidos de marcação, assegurando uma gestão mais eficaz e a rápida identificação de possíveis problemas ou falhas no sistema.
Além disso, a nova infraestrutura é escalável, ou seja, tem capacidade de responder a um número crescente de pedidos, permitindo que o e-Agenda acompanhe o crescimento do número de utilizadores e continue a prestar um serviço ágil e seguro.
Prova disso é o aumento expressivo do número de marcações de consultas. No período entre 12 de novembro e 11 de dezembro de 2023, realizaram-se perto de 20 mil agendamentos online. Já com a nova versão, no período homólogo de 2024, o número duplicou, ultrapassando as 41 mil marcações de consultas não urgentes.
A tecnologia implementada é também utilizada no projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”, quando a consulta nos Cuidados de Saúde Primários é marcada pelo enfermeiro do SNS 24, depois de o utente ligar para o 808 24 24 24, ou quando a consulta é marcada pelos assistentes administrativos do hospital, se o utente for triado com pulseira azul ou verde.
Para o utente, a marcação de consultas continua a ser feita através da Área Pessoal do SNS 24, onde deve escolher a opção “Preciso de… Consultas para mim” ou “Preciso de… Consultas para outros”.
O sistema e-Agenda tem ainda novas tipologias de agendamento que, gradualmente, estão a ser disponibilizadas a nível nacional.