Ao longo do mês de julho decorreu a segunda atualização, feita em 2019, dos sistemas SONHO e SClínico Hospitalar em mais de 50 instituições hospitalares.
Esta atualização incluiu:
- SClínico H versão 2.4:
- Módulo Psicologia
- Módulo Serviço Social
- Implementação da norma risco nutricional
- Módulo de visualização de camas
- Melhorias pedidos de colaboração
- Melhorias no módulo de Triagem/Urgência
- Melhorias ao módulo de Cirurgia de Ambulatório
- Melhorias na Visão Clínica Integrada
- SONHO:
- Atualização automática de dados SONHO via RNU
- Sequência postal do código postal
- Alterações ao registo cirúrgico
- Alterações ao campo “Nº de ordem do profissional”
- Reformulação de tabela de isenções
Deste modo, foi dada continuidade à política implementada de atualizações regulares com entrega de valor para a prestação de cuidados de saúde.
Para apresentação do pacote de atualizações do SONHOv2 e SClínico H, a SPMS convidou elementos das equipas de sistemas de informação e profissionais de saúde membros das Comissões Locais de Informatização Clínica, de várias instituições hospitalares. Estas sessões decorreram nos dias 01, 03 e 08 de julho, em Lisboa, Porto e Coimbra, respetivamente, contando com a presença de cerca de 80 profissionais.
Acresce a isto a formação dada a assistentes sociais e psicólogos, totalizando um conjunto de nove sessões que reuniram quase 300 profissionais do SNS.
Com este processo dá-se um passo importante na direção da uniformização de processos, e na integração da informação clínica, de modo a aumentar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes e só foi possível com o trabalho conjunto e coordenado das equipas técnicas da SPMS, EPE e das várias instituições hospitalares, bem como dos vários stakeholders intervenientes no processo. Salienta-se o alargamento a novos perfis, nomeadamente Assistente social e Psicologia, mas também a resposta ao cumprimento de despachos da tutela.