O novo módulo de Serviço Social do SClínico Hospitalar foi lançado e apresentado em julho, após a fase de piloto que decorreu no Centro Hospitalar Universitário do Porto, no Hospital Magalhães Lemos e no Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira. A excelente colaboração destas unidades hospitalares no teste, validação e sugestões de melhoria permitiu a disponibilização a nível nacional deste módulo, que neste momento já se encontra instalado na larga maioria das instituições do SNS.
O perfil de Serviço Social permite que os profissionais desta área tenham um perfil de acesso ao SClínico com configurações de utilizador e acessos personalizados, bem como uma área de registo dedicada, com avaliação inicial (diagnóstico social), resumo MDEIA e caracterização social do utente. Este módulo inclui ainda, a possibilidade de resposta a pedidos de colaboração e a funcionalidade de Lista de Utentes, desenhada com o objetivo de permitir uma visão holística dos cidadãos em acompanhamento por estes profissionais.
O módulo de registo para o Assistente Social no contexto do SClínico Hospitalar, foi desenvolvido em articulação com o Grupo de Trabalho criado pelo Ministério de Saúde e constituído por Assistentes Sociais de várias Unidades Hospitalares; por Cuidados de Saúde Primários e pela Associação Portuguesa do Serviço Social.
No sentido de facilitar a ativação deste perfil, bem como a implementação das novas funcionalidades, foram realizadas sessões de formação para os Assistentes Sociais em três pontos do país; no dia 28 de junho em Coimbra; nos dias 2 e 5 de julho no Porto e em Lisboa, respetivamente. Estas sessões contaram com a presença de mais de 100 Assistentes Sociais de várias entidades hospitalares.
Esta iniciativa visa garantir a partilha e registo seguro de informação entre profissionais de saúde no contexto da prática assistencial, bem como, a obtenção de indicadores e melhoria dos cuidados de saúde prestados no SNS.