Notícias

Colaboração da SPMS no projeto UNICOM – Identificação unívoca de fármacos na Europa

14 Agosto, 2019

A SPMS vai colaborar ativamente no projeto UNICOM – Up-Scaling the Global Univocal Identification of Medicines, aprovado pela Comissão Europeia. É a entidade líder do grupo de trabalho que visa a adoção de normas de identificação de medicamentos nos serviços de saúde eletrónicos e parceira dos grupos de trabalho responsáveis pelo desenvolvimento de softwares e extensões para a CEF eHDSI (Connecting Europe Facility, eHealth Digital Service Infrastructure) e serviços de saúde eletrónicos piloto nacionais/transfronteiriços para a eHDSI, respetivamente.

Cabe à SPMS a orquestração geral face à adoção das referidas normas, a nível nacional e transfronteiriço, com foco nas prescrições eletrónicas e resumos clínicos dos pacientes. Neste sentido, a implementação nacional de sistemas de prescrição eletrónica em farmácias de rua, no mesmo país, pode constituir um passo para a implementação além-fronteiras. Prescrições médicas, altas hospitalares, planos de medicamentos e de cuidados continuados, entre outros elementos úteis, contribuirão para o processo de identificação unívoca de medicamentos.

Assim, de uma forma sucinta, os objetivos principais do UNICOM asseguram:

– A mobilidade transfronteiriça de pacientes europeus, facilitando os serviços de receitas eletrónicas com base nas normas de identificação de medicamentos, o apoio a uma dispensação e troca de informações mais seguras, através da identificação unívoca de medicamentos / produtos farmacêuticos além-fronteiras.

– A implementação de normas de identificação de medicamentos standard nas bases de dados de medicamentos dos Estados-Membros (incluindo ligações à European Medicines Agency – Substance, Product, Organisation and Referential (SPOR) master data) para reforçar a segurança dos pacientes, facilitando a troca de informações sobre medicamentos de forma segura e consistente, bem como a identificação de medicamentos, disponíveis localmente, equivalentes aos prescritos numa receita estrangeira.

Este projeto arranca em janeiro de 2020 e conta com um consórcio de 42 entidades beneficiárias e 28 técnicos especialistas.

medicamentos em blisters

Atendimento inovador com teleconsulta na ULS Arrábida

14 Janeiro, 2025

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) do Pinhal Novo, integrada na Unidade Local de Saúde (ULS) da Arrábida, arrancou com uma iniciativa inovadora de atendimento clínico, realizado em teleconsulta, através da plataforma Live, desenvolvida pela SPMS. Lançada no dia 5 de dezembro de 2024, esta iniciativa visa ampliar o acesso às consultas de […]

Mais de 9 mil pessoas registaram o testamento vital em 2024

14 Janeiro, 2025

O testamento vital é um documento registado eletronicamente, no qual é possível manifestar o tipo de tratamento e os cuidados de saúde que o cidadão pretende ou não receber, quando estiver incapaz de expressar a sua vontade. Mais de 9 mil pessoas registaram o seu testamento vital em 2024. À data de 13 de janeiro […]

Voltar
Voltar para o topo.