A SPMS, através do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), participou nas IV Jornadas da Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob o mote “A Integração de Cuidados”, no passado dia 21 de novembro, no Centro Cultural de Chaves.
A convite da organização, a SPMS participou na mesa-redonda relacionada com “A visão nacional para a integração de cuidados”, apresentando o tema “As ferramentas da telessaúde na integração de cuidados”.
Durante a apresentação foi dada a conhecer a visão integrada do CNTS para a telessaúde em Portugal, que valoriza um modelo inclusivo onde todos os cidadãos, profissionais e parceiros têm um contributo importante no crescimento desta rede.
Foram referidas diversas ferramentas desenvolvidas e implementadas pela SPMS para responder aos desafios da telessaúde, permitindo ultrapassar barreiras geográficas e um acompanhamento mais continuado, facilitando a partilha de informação e melhor articulação de cuidados, resultando em ganhos de saúde, maior qualidade de vida e eficiência operacional.
Ainda em destaque esteve o Plano Estratégico Nacional para a TeleSaúde 19-22 (PENTS), elaborado pela SPMS, através do CNTS, com o objetivo de definir uma estratégia ampla para alavancar a telessaúde em Portugal.
Iniciativa de carácter científico-formativo, as Jornadas de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro tiveram origem em 2016 numa parceria entre diversas entidades públicas e privadas do setor da Saúde e do Ensino, dos distritos de Bragança e de Vila Real.
A edição deste ano ficou a cargo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Alto Tâmega e Barroso tendo contado com a participação de mais de 300 profissionais de saúde da zona norte do país.