Notícias

SPMS e a Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía reúnem em Sevilha

3 Fevereiro, 2020

Uma equipa multidisciplinar de colaboradores da SPMS deslocou-se a Sevilha, nos dias 27 e 28 de janeiro, para participar em reuniões de trabalho com a Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA). As reuniões decorreram no âmbito dos projetos DHE Twinning AppSaludable e mHealth HUB, tendo sido ainda avaliadas as potenciais parcerias de colaboração entre a SPMS e a ACSA nos processos internos de certificação de qualidade.

O AppSaludable, adotado em Portugal pela SPMS, é um selo de qualidade desenvolvido em Espanha pela ACSA, que distingue aplicações móveis na saúde e pertence ao Sistema de Saúde Pública da Andaluzia, que é constituído por 31 recomendações de apps.  

O selo promove a literacia em saúde e o empoderamento dos cidadãos, definindo os critérios para práticas de segurança no desenvolvimento de aplicações informáticas, vulgo apps, de saúde. O projeto DHE Twinning Appsaludable pretende aproximar de forma parcial o modelo andaluz à realidade e tecnologias existentes no sistema de saúde português.

O mHealth HUB é um projeto estratégico liderado pelo Sistema de Saúde Pública da Andaluzia, a Organização Mundial de Saúde e a União Internacional de Telecomunicações, cofinanciado pela Comissão Europeia e integrado no Horizon 2020, que pretende estabelecer uma mHealth Hub europeia, no sentido de integrar a prática de saúde pública suportada por dispositivos móveis (mHealth) nos sistemas de saúde europeus.

Este projeto tem por objetivo estabelecer um ecossistema inclusivo dirigindo a transformação digital na saúde no sentido de beneficiar os cidadãos europeus, realçando a importância dos padrões de interoperabilidade e interconexão para maximizar o alinhamento e replicação das boas práticas de integração da mHealth no sistema de saúde e nos cuidados de saúde diários aos utentes.

Neste contexto, a SPMS tem um papel preponderante, a nível nacional, na implementação e desenvolvimento destes projetos em conjunto com outros 19 países europeus.

Voltar
Voltar para o topo.