SClínico Hospitalar disponibiliza Notas de Alta Estruturadas no RSE

13 Fevereiro, 2020

O SClínico Hospitalar passou a disponibilizar, em fase piloto, no Registo de Saúde Eletrónico (RSE) as notas de alta estruturadas dos doentes dos Hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com SClínico Hospitalar, desde o passado dia 9 de dezembro.

O processo arrancou em 4 instituições (CHUC, ULSNE, CHBV e ULSAM) e esta disponibilização das notas de alta envolve a comunicação e orquestração de mensagens HL7 entre SClínico Hospitalar, LIGHt, PNB e RSE, seguindo a norma técnica publicada a 4 de setembro de 2019.

No contexto de um SNS ligado entre si e com o cidadão, através do RSE, Área do Profissional e Área do Cidadão, a partilha de informação estruturada entre profissionais, de partilha de informação clínica com o cidadão e a transparência surgem como necessidades que requerem resposta.

Nesse âmbito, as notas de alta médica e de enfermagem, bem como as notas de transferência das unidades de cuidados intensivos, regulamentadas pelo Despacho N.º 2784/2013 e implementadas na totalidade do SNS, constituem um importante instrumento de apoio à continuidade dos cuidados de saúde ao utente, nomeadamente na fronteira entre os âmbitos hospitalar e os cuidados de saúde primários.

O processo de disponibilização das notas de alta está em fase de expansão às restantes instituições até ao final de fevereiro. Deste modo, fica facilitado o acesso à partilha de informação de registo clínico das instituições com SClínico Hospitalar.

Consulte a  Norma técnica para disponibilização de notas de alta estruturadas no RSE

Suite Hospitalar implementada na ULS do Alto Alentejo

21 Maio, 2024

A Suite Hospitalar – SONHO v2/SClínico e LIGHT (plataforma de interoperabilidade) foi implementada na Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo, entre os dias 10 e 12 de maio. Processo de grande complexidade, a migração do SONHO v1 para SONHO v2, sistema de suporte ao serviço administrativo e clínico, implicou uma articulação coordenada entre as […]

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM - Continuity of Care Maturity e o EMRAM - Electronic Medical Record Adoption Model.