Notícias

Norma Técnica – Disponibilização de Informação das Camas de Cuidados Intensivos e Intermédios

26 Fevereiro, 2020

A gestão de camas é uma questão inerente à eficiência hospitalar. Os hospitais, além da sua função principal de tratar doentes, têm que assegurar o acolhimento, com especial atenção para um contexto de cuidados intensivos. A cama hospitalar é reconhecida como um fator produtivo para um resultado positivo, fazendo assim parte da função-custo, a qual se pretende otimizar para providenciar cuidados de saúde eficientes.

Com a crescente preocupação da centralidade no utente no atual Serviço Nacional de Saúde, surge, conforme referido no Despacho n.º 8589/2018, a necessidade emergente de o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ter acesso à informação das Camas de Cuidados Intensivos, de forma a fazer um correto encaminhamento das situações urgentes.

Para tal, foi criado, no contexto do BI Hospitalar, e desenvolvido pelas equipas da SPMS, uma ferramenta que recebe a informação do estado de ocupação das camas, com atualização, quase em tempo real. A integração da informação desta ferramenta é garantida, por defeito, aos hospitais que utilizam o sistema SONHO/SClínico Hospitalar, sendo que os demais hospitais que utilizam sistemas clínico-administrativos alternativos devem garantir esta mesma integração à SPMS, havendo, da parte de cada uma destas instituições, a responsabilidade de desenvolver um processo de recolha da informação para posterior comunicação à SPMS.

A parametrização do sistema informático, isto é, a identificação da tipologia das camas, por unidade de cuidados intensivos e intermédios, é da responsabilidade das instituições hospitalares, segundo as orientações da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). Desta forma, garante-se uma normalização de classificação e léxico das unidades de cuidados intensivos e intermédios

Esta norma, do ponto de vista funcional e técnico, especifica como deverá ser disponibilizada a informação das camas de cuidados intensivos e intermédios, definindo, em termos de interoperabilidade, como serão os processos da partilha destes dados entre todos os produtos.

Consulte a Norma Técnica para a disponibilização da informação das camas de cuidados intensivos e intermédios.

cama

Suite Hospitalar implementada na ULS do Alto Alentejo

21 Maio, 2024

A Suite Hospitalar – SONHO v2/SClínico e LIGHT (plataforma de interoperabilidade) foi implementada na Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo, entre os dias 10 e 12 de maio. Processo de grande complexidade, a migração do SONHO v1 para SONHO v2, sistema de suporte ao serviço administrativo e clínico, implicou uma articulação coordenada entre as […]

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM - Continuity of Care Maturity e o EMRAM - Electronic Medical Record Adoption Model.

Centro Hospitalar do Oeste instala SONHO V2

6 Julho, 2023

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) realizou a migração do SONHO V1 para SONHO V2, sistema de suporte ao serviço administrativo, clínico e integrações. Foi um processo bem-sucedido de evolução tecnológica, que ficou concluído no dia 1 de julho.

Voltar
Voltar para o topo.