O reforço e a capacidade de resposta do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS24) aumentaram de forma significativa durante o combate à pandemia.
Antes do primeiro caso da Covid-19 em Portugal, identificado no início do mês março de 2020, a linha contava com cerca de 950 profissionais de saúde e, atualmente, conta com aproximadamente 1.400 enfermeiros, que trabalham por turnos, sendo o número de profissionais por turno dimensionado em função da procura.
O SNS 24 tem, ainda, uma reserva de profissionais a que pode recorrer, caso o volume de chamadas volte a aumentar.
Relativamente ao número de chamadas durante o mês de maio, tem sido estável, com uma média diária a rondar as 6.000 chamadas.
O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, que integra a Saúde 24, foi inaugurado no dia 24 de julho de 2017, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa.
Mantendo o número 808 24 24 24, disponibiliza ao cidadão um conjunto de informações e serviços que facilitam o acesso e simplificam a utilização do Serviço Nacional de Saúde, desde informações gerais e marcação de consultas a prestação de telecuidados de enfermagem.