Notícias

SNS 24 recebe visita da Secretária de Estado Adjunta e da Saúde

7 Agosto, 2020

No dia em que a SPMS lançou o concurso para a exploração do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde | SNS 24 para os próximos três anos, a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, visitou o Centro de Contacto do SNS 24, acompanhada pelo Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Luís Goes Pinheiro.

O Governo vai investir 36,7 milhões de euros no Centro de Contacto do SNS24 para manter a dimensão e capacidade de atendimento conseguida durante a pandemia, afirmou hoje a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde durante a visita, o que representa «um reforço de 10 milhões de euros face ao valor do anterior».

Este investimento vai permitir contratualizar novos serviços, tais como ferramentas de inteligência artificial, melhorias na infraestrutura tecnológica, desenvolvimento de novos serviços e modernização dos canais de interação com o utente, maior integração e interoperabilidade de serviços e de sistemas de informação, aumento de teleconsultas e da resposta às necessidades do cidadão.

Jamila Madeira aproveitou a ocasião para recordar que os serviços prestados pelo SNS24 «são uma mais-valia para a população portuguesa» e que este ano o centro de contacto «já deu resposta a um total de 1.494.928 chamadas».

A governante lembrou que, durante a pandemia, houve uma enorme capacidade de adaptação e agilização da linha SNS24, «que mostram bem o talento, esforço e dedicação dos nossos profissionais de saúde a quem pude agradecer novamente hoje».

Jamila Madeira precisou que numa semana, durante a pandemia, a capacidade de atendimento de chamadas em simultâneo aumentou de 200 para 2000.

«Foi o maior esforço tecnológico que alguma plataforma passou no nosso país. Em uma semana, em plena atividade, sem paragens, mantendo um nível de resposta adequado aos utentes. O que se estabiliza é esse esforço tecnológico e a sua manutenção», referiu a governante, salientando que a capacidade ganha não foi «um pico» mas que será para manter.

A Secretária de Estado afirmou que «não há paralelo» com a linha SNS24 na União Europeia, onde outros países que tiveram «mecanismos deste género para apoiar [o combate] à pandemia usaram múltiplos canais para múltiplas respostas» que em Portugal se conseguiram com apenas um canal.

«Nunca como hoje os portugueses conheceram tão bem a linha SNS 24 como uma marca de confiança, onde vamos continuar a investir» declarou Jamila Madeira, afirmando que «se há certeza que esta pandemia já nos trouxe é o papel estruturante que o Serviço Nacional de Saúde, de qualidade e para todos, tem. E o SNS 24 é parte integrante do SNS.»

Temas

SNS 24

Assinatura de protocolo de colaboração visa promover a Linha SNS 24

18 Novembro, 2024

A SPMS, a Ordem dos Farmacêuticos (OF), a Associação Nacional das Farmácias (ANF), a Associação de Farmácias de Portugal (AFP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) assinaram esta segunda-feira, dia 18 de novembro, um protocolo de colaboração para a promoção da Linha SNS 24 e a realização de outras ações de literacia em saúde. […]

Atendimento em Língua Gestual Portuguesa garante acessibilidade ao SNS

18 Novembro, 2024

Na semana em que se comemorou o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, 15 de novembro, foi atingido o total de 5.800 triagens realizadas através da plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas. Inserida no portal SNS 24, esta plataforma tem dado resposta a uma necessidade dos cidadãos surdos, pois permite estabelecer contacto com […]

Inauguração de dois Balcões SNS 24

12 Novembro, 2024

Tavarede e Ferreira-a-Nova são os dois novos Balcões SNS 24, inaugurados nos dias 5 e 8 de novembro, respetivamente. Com os novos balcões SNS 24, os residentes destas freguesias, do concelho da Figueira da Foz, podem agora aceder a um conjunto de serviços e cuidados de saúde, de forma mais cómoda, segura e com qualidade. […]

Voltar
Voltar para o topo.