A SPMS foi distinguida com a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – Grau Ouro na sessão comemorativa do Dia Mundial da Saúde, que teve lugar esta segunda-feira, 7 de abril, no Auditório do INFARMED, em Lisboa. A cerimónia focou-se no tema “Inícios saudáveis, futuros cheios de esperança”, escolhido pela Organização Mundial da Saúde.
A medalha de ouro foi entregue pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, e pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, à presidente do Conselho de Administração da SPMS, Sandra Cavaca.

A SPMS foi agraciada pelo trabalho que desenvolve em áreas estratégicas para o presente e para o futuro do setor da saúde e por ser pioneira na transformação digital da saúde, contribuindo para melhorar o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde prestados aos cidadãos.
Com competências e atribuições em matéria de prestação de serviços partilhados específicos da área da saúde, aos estabelecimentos e serviços do Serviço Nacional de Saúde e do Ministério da Saúde, a SPMS intervém nas áreas de compras e logística, formação e sistemas e tecnologias de informação e comunicação, entre outras. Assegura também o funcionamento do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24) e a atividade e a gestão do Centro de Controlo e Monitorização do SNS (CCMSNS).

O encerramento da sessão comemorativa foi assegurado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, que agradeceu o trabalho e dedicação de todos os profissionais de saúde, realçando que “Não acabarão os problemas de saúde, mas a nossa responsabilidade é que sejam cada vez menos e, quando ocorrerem, as respostas possam ser cada vez melhores. Esse é o desafio de todos.”

A cerimónia contou com as intervenções da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, da diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, e do presidente da Comissão Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Caldas Afonso.
Este ano, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde para celebrar o Dia Mundial da Saúde tem por objetivo reforçar a importância do acesso, de todas as mulheres e bebés, a cuidados de saúde de qualidade.
