Notícias

SNS 24 | Mais de 7.000 chamadas por dia em 2020

28 Setembro, 2020

Em 2020, o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24) recebeu, em média, mais de 7.000 chamadas por dia, totalizando cerca de 1,9 milhões, um aumento de quase 80% em comparação com o mesmo período de 2019.

Entre os dias 1 de janeiro e 24 de setembro, o SNS 24 atendeu 1.906.644 chamadas. Em comparação com o período homólogo, do ano anterior, já foram atendidas mais 840.844 chamadas, o que traduz um crescimento de 79%.

Em 2019, o SNS 24 atendeu 1.485.808 chamadas, segundo o balanço da atividade do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde.

Nos meses de março e abril foi registado o maior número de chamadas este ano, com 381.270 e 234.337, respetivamente.

Em setembro, mês que tem vindo a registar um aumento de casos de Covid-19, foram atendidas, até ao dia 24, 232.980 mil chamadas, uma média de 9.700 chamadas por dia, sendo que o tempo médio de espera por atendimento ronda os 52 segundos.

Relativamente à Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP), criada em 1 de abril, os dados indicam que recebeu, até 24 de setembro, 37.328 chamadas, 3.125 das quais de profissionais de saúde.

As chamadas estão relacionadas com problemas associados a ansiedade, stress, angústia, medo, sintomatologia depressiva, gestão de emoções e adaptação em situações de crise e, por vezes, à toma de medicação em excesso e ideação suicida.

A plataforma de atendimento por videochamada, disponibilizada no site do SNS 24 para cidadãos surdos, já realizou 785 atendimentos, entre os dias 21 de abril e 24 de setembro. O atendimento é feito por um intérprete de Língua Gestual Portuguesa que faz a mediação com o enfermeiro do SNS24.

Este serviço, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, pode ainda ser utilizado para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e o doente surdo no Serviço Nacional de Saúde (centros de saúde e hospitais).

O SNS 24 está preparado e é monitorizado em permanência por uma equipa dedicada a 100% para esse efeito. Neste momento, o SNS 24 conta com 1.250 enfermeiros, que trabalham em turnos de quatro a oito horas, tendo ainda disponível uma bolsa de recurso, ativada sempre que necessário, de mais 326 profissionais de saúde.

Temas

Assinatura de protocolo de colaboração visa promover a Linha SNS 24

18 Novembro, 2024

A SPMS, a Ordem dos Farmacêuticos (OF), a Associação Nacional das Farmácias (ANF), a Associação de Farmácias de Portugal (AFP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) assinaram esta segunda-feira, dia 18 de novembro, um protocolo de colaboração para a promoção da Linha SNS 24 e a realização de outras ações de literacia em saúde. […]

Atendimento em Língua Gestual Portuguesa garante acessibilidade ao SNS

18 Novembro, 2024

Na semana em que se comemorou o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, 15 de novembro, foi atingido o total de 5.800 triagens realizadas através da plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas. Inserida no portal SNS 24, esta plataforma tem dado resposta a uma necessidade dos cidadãos surdos, pois permite estabelecer contacto com […]

Inauguração de dois Balcões SNS 24

12 Novembro, 2024

Tavarede e Ferreira-a-Nova são os dois novos Balcões SNS 24, inaugurados nos dias 5 e 8 de novembro, respetivamente. Com os novos balcões SNS 24, os residentes destas freguesias, do concelho da Figueira da Foz, podem agora aceder a um conjunto de serviços e cuidados de saúde, de forma mais cómoda, segura e com qualidade. […]

Voltar
Voltar para o topo.