A SPMS, EPE, em articulação com outros organismos do Ministério da Saúde, gere sistemas de informação que suportam a atividade diária de 134 mil profissionais de saúde, em cerca de 2 000 unidades prestadoras de cuidados de saúde do SNS.
Estes sistemas garantem o tratamento e a disponibilização da informação aos diferentes níveis de gestão das entidades do SNS, de âmbito local, regional e nacional. Funcionam 24 horas/dia, 365 dias por ano.
SIMH
O SIMH tem como principal finalidade recolher, editar e agrupar em GDH (Grupos de Diagnósticos Homogéneos) episódios de Internamento e Ambulatório, permitindo a integração de dados administrativos de vários sistemas (SONHO e outros).
Ir para a páginaSONHO Hospitalar | Sistema Integrado de Informação Hospitalar
O SONHO, desenvolvido na década de 90, para suporte ao serviço administrativo dos hospitais, assegura o controlo da produção e da faturação, permitindo a exportação de informação para indicadores estatísticos. Este sistema encontra-se em substituição gradual pelo SONHO V2, tecnologicamente e funcionalmente mais adequado às necessidades atuais.
Ir para a páginaRegisto Nacional de Profissionais
O RNP tem como âmbito: Implementação do SI de suporte ao Registo Nacional de Profissionais, com recolha centralizada dos dados dos profissionais de saúde registados nas associações profissionais: Enfermeiros, Farmacêuticos, Médicos Dentistas, Médicos, Nutricionistas e Psicólogos;
Ir para a páginaRNU
O Registo Nacional de Utentes é um dos pilares do sistema de informação da saúde (SIS). Constitui a base de dados de referência para a identificação dos Utentes do Serviço Nacional de Saúde, ao nível de um Master Patient Index (através do número de Utente).
Ir para a páginaSAGMD | Sistema de Apoio à Gestão de Mobilidade de Doentes
O Sistema de Apoio à Gestão da Mobilidade de Doentes permite, através de ferramentas de gestão documental e de workflow, prestar serviços online aos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), sobre cuidados de saúde prestados no estrangeiro e a cidadãos estrangeiros no acesso a cuidados de saúde no SNS.
Ir para a páginaRENTEV
O Registo Nacional do Testamento Vital tem como finalidade rececionar, registar, organizar e manter atualizada, quanto aos cidadãos nacionais, estrangeiros e apátridas residentes em Portugal, a informação e documentação relativas ao documento de diretivas antecipadas de vontade e à procuração de cuidados de saúde.
Ir para a página