A SPMS, EPE, em articulação com outros organismos do Ministério da Saúde, gere sistemas de informação que suportam a atividade diária de 134 mil profissionais de saúde, em cerca de 2 000 unidades prestadoras de cuidados de saúde do SNS.
Estes sistemas garantem o tratamento e a disponibilização da informação aos diferentes níveis de gestão das entidades do SNS, de âmbito local, regional e nacional. Funcionam 24 horas/dia, 365 dias por ano.
RSE SIGA
O RSE SIGA (Sistema Integrado de Gestão de Acesso) constitui uma importante iniciativa do Ministério da Saúde, que visa a integração entre as diversas instituições de saúde.
Ir para a páginaSINAVE | Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica
Este sistema aplicacional destina-se à desmaterialização do processo de notificação de doenças de declaração obrigatória, incluindo as resistentes aos antimicrobianos. Interage automaticamente com os sistemas de vigilância das infeções relacionadas com os cuidados de saúde.
Ir para a páginaExames Sem Papel
Constitui uma importante iniciativa do Ministério da Saúde e visa, através da utilização de múltiplas plataformas de serviços centrais, desmaterializar os processos de requisição, efetivação e faturação de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT)
Ir para a páginaRegisto de Saúde Eletrónico
O Registo de Saúde Eletrónico (RSE) – visa a reunir informação essencial de cada Cidadão para a melhoria da prestação de cuidados de saúde; o RSE é construído por dados clínicos recolhidos electronicamente para cada Cidadão e produzidos por entidades que prestam cuidados de saúde.
Ir para a páginaSClínico | Cuidados de Saúde Hospitalares (CSH)
O SClínico Hospitalar é um sistema de informação evolutivo, desenvolvido pela SPMS, que nasce da vasta experiência com duas anteriores aplicações usadas por milhares de médicos, enfermeiros e outros técnicos de saúde.
Ir para a páginaPEM | Prescrição Eletrónica Médica
Utilizada em quase todo o Serviço Nacional de Saúde (SNS), por cerca de 10.000 médicos por dia, a PEM é responsável por mais de 70% do total de prescrições registadas diariamente em Portugal, totalizando cerca de 250.000 receitas geradas por dia e mais de 1.000.000 de embalagens de medicamentos registadas.
Ir para a páginaSClínico | Cuidados de Saúde Primários (CSP)
O SClínico Cuidados de Saúde Primários (CSP) é um sistema de informação evolutivo, desenvolvido pela SPMS, que nasce da vasta experiência com duas anteriores aplicações usadas por milhares de médicos, enfermeiros e outros técnicos de saúde
Ir para a páginaTrace COVID-19
No âmbito das diferentes medidas adotadas no contexto da pandemia internacional causada pela COVID-19 foi desenvolvida pela DGS, em articulação com a SPMS, a plataforma Trace COVID-19.
Ir para a páginaRENNDA
O Registo Nacional de Não Dadores (RENNDA) tem como principal finalidade, organizar e manter atualizada, quanto aos cidadãos nacionais, apátridas e estrangeiros residentes em Portugal, a informação relativa à indisponibilidade para a colheita de órgãos ou tecidos.
Ir para a páginaReceita Sem Papel
Este sistema eletrónico permite a prescrição, em simultâneo, de diferentes tipologias de medicamentos, com muitas vantagens para o utente.
Ir para a páginaSI.VIDA
Sistema de informação que permite a monitorização e acompanhamento de utentes com VIH/SIDA.
Ir para a páginaCertificados Eletrónicos
Os Certificados Eletrónicos nascem da necessidade da desmaterialização de certificados na área da Saúde e, principalmente, da centralização da informação dos mesmos numa base de dados principal.
Ir para a páginaSIGLIC | Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia
Através do SIGLIC é possível obter informação sobre a lista de inscritos para cirurgia no Serviço Nacional de Saúde, de modo a dispor de dados estatísticos e de indicadores que permitam efetuar o controlo de gestão da atividade cirúrgica programada, face às necessidades dos utentes.
Ir para a páginaSICO
É um sistema de informação cuja finalidade é permitir uma articulação das entidades envolvidas no processo de certificação dos óbitos, com vista a promover uma adequada utilização dos recursos, a melhoria da qualidade e do rigor da informação, e a rapidez de acesso aos dados em condições de segurança e no respeito pela privacidade dos cidadãos.
Ir para a páginaSISO | Sistema de Informação para a Saúde Oral
O Sistema de Informação para a Saúde Oral (SISO) integra o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO), desde 2008, tendo como objetivo avaliar e diminuir a incidência e a prevalência das doenças orais.
Ir para a página