

Duração
1T de 2023 a 4T de 2026
Consórcio
Esta ação é coordenada pela European Institute for Biomedical Imaging Research- EIBIR (Áustria) e é composta por 66 parceiros de 14 países europeus.
Âmbito
O principal objetivo da ação EUCAIM (EUropean Federation for CAncer Images) é estabelecer um hub central que conecta de uma forma coordenada nós distribuídos ao longo dos países europeus (repositórios, infraestruturas de pesquisa e hospitais) com o propósito de criar uma infraestrutura híbrida digital europeia federada, interoperável, distribuída e centralizada que permita o acesso a dados anonimizados e a imagens de cancro, incluindo todos os tipos de cancro, em conformidade com os princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable), e com os princípios de proteção, ética e segurança de dados aplicáveis. Esta infraestrutura híbrida servirá de base para a criação de ferramentas de inteligência artificial para avançar o diagnóstico e tratamento precisos do cancro (tratamentos personalizados).
Impacto nos Sistemas de Saúde Europeus
O EUCAIM, pilar da Iniciativa Europeia de Imagiologia do Cancro, lançada pela Comissão Europeia e um dos principais projetos do Plano Europeu de Combate ao Cancro, tem como objetivo promover a inovação, a investigação e a implementação de tecnologias digitais junto de médicos, investigadores e outras partes interessadas para o diagnóstico e tratamento do cancro, com o objetivo de alcançar uma tomada de decisão clínica mais precisa e rápida, bem como providenciar melhores diagnósticos, tratamentos e medicina preditiva para doentes com cancro.
Deste modo, investigadores e profissionais de saúde podem aceder a este repositório comum de informação com vista ao desenvolvimento e investigação na área do diagnóstico e tratamento do cancro, recorrendo a ferramentas como a inteligência artificial no processamento de dados que poderão acelerar e suportar tomadas de decisão clínica mais assertivas, permitindo e capacitando avanços científicos que irão moldar o futuro do diagnóstico e tratamento do cancro.
A participação da SPMS
Ao reafirmar a sua aposta na inovação digital da saúde, a SPMS continua a prosseguir o seu objetivo de oferecer mais e melhores serviços ao cidadão e aos profissionais, reforçando a estratégia para a inovação do Serviço Nacional de Saúde. A SPMS participa como beneficiária nos grupos de trabalho 3 “Aspetos Éticos e Legais”, 4 “Implementação e Governança do Central Hub”, 5 “Estruturação de qualidade e padronização de serviços e dados interoperáveis” e 6 “Processamento federado e análise de dados”.
A ação EUCAIM é cofinanciada pela União Europeia, Programa de Saúde Digital (DEP) ao abrigo do Grant Agreement Nr.º 101100633. No entanto, os pontos de vista e opiniões expressos são exclusivamente da responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente os da União Europeia ou da Agência Europeia de Execução para a Saúde e o Digital (European Health and Digital Executive Agency, HaDEA). Nem a União Europeia nem a HaDEA podem ser responsabilizados por esses pontos de vista ou opiniões.
The EUCAIM action is co-funded by the European Union, Digital Health Programme (DEP) under Grant Agreement Nr 101100633. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or European Health and Digital Executive Agency (HaDEA). Neither the European Union nor the granting authority can be held responsible for them.