ponte vasco da gama

Gravitate Health

Logo_GRAVITATEHEALTH
PT Cofinanciado pela União Europeia_POS
gravitate carrossel

Duração

4T de 2020 a 2T de 2026

Consórcio

Esta ação é coordenada pela Universidade de Oslo (Noruega) e Pfizer, e é composta por 45 parceiros de 16 países europeus e dos EUA.

Âmbito

A ação internacional Gravitate-Health (GH) visa desenvolver novas ferramentas digitais de informação de saúde focadas no cidadão com o objetivo de melhorar o acesso oportuno a informações confiáveis, regulamentadas e relevantes sobre medicamentos, com base na premissa de que o envolvimento dos doentes na gestão da sua própria saúde depende de informações acionáveis, compreensíveis, relevantes, de confiança e com base na evidência, que atendam às suas necessidades específicas, contexto de saúde e nível de literacia. ​​​​

Impacto nos Sistemas de Saúde Europeus

Esta ação irá não só desenvolver soluções digitais (G-lens) como também criar recomendações sobre estratégias para fortalecer o acesso, a compreensão e o uso futuro de serviços digitais como ferramentas para minimizar riscos de saúde. A SPMS é responsável pelo cenário português que ambiciona disponibilizar a informação sobre o medicamento, como o folheto informativo, no padrão ePI (eletronic Product Information) da EMA-HMA, de forma a facilitar o acesso dos cidadãos a informação de fontes confiáveis e regulamentadas, o que terá grande relevância em termos de saúde pública e gestão da doença. 

A participação da SPMS

A SPMS assume o papel de parceiro nos Grupos de Trabalho 1 “Necessidades dos utilizadores, cenários, KPIs”; 2 “Desenvolvimento de capacidades e envolvimento de múltiplos intervenientes”; 4 “Solução Digital, serviços ao utilizador final, RWD, e material educativo”; 6 “Avaliação piloto Gravitate Health Proof-of-concept” e 8 “Gestão de projetos, acordos de colaboração, comunicação e divulgação” e contribuirá na prova de conceito da G-lens em Portugal. 

A ação Gravitate Health recebeu financiamento pela Innovative Medicines Initiative (IMI) 2 Joint Undertaking, ao abrigo do Grant Agreement Nr.º 94533. A IMI recebe apoio do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia, da EFPIA e da Datapharm Ltd.  A presente publicação reflete a opinião dos autores e nem o IMI nem a União Europeia, a EFPIA ou a Datapharm Limited são responsáveis por qualquer uso que possa ser feito das informações aqui contidas.

The Gravitate-Health project has received funding from the Innovative Medicines Initiative (IMI) 2 Joint Undertaking under grant agreement Nr.º 945334. The IMI receives support from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme and EFPIA and Datapharm Limited. The present publication reflects the authors’ view and neither IMI nor the European Union, EFPIA, or Datapharm Limited are responsible for any use that may be made of the information contained herein.

Voltar
Voltar para o topo.