Jornadas SPMS
15 Outubro, 2024
A 1.ª edição das Jornadas SPMS realiza-se nos dias 05, 06, 11, 21 e 28 de novembro, sob o tema “Um SNS mais Digital e Sustentável”.
Portal SNS com mais de 30 milhões de visualizações
9 Setembro, 2019
O Portal SNS ultrapassou os 30 000 000 de visualizações. Assumindo-se como “a porta de entrada” para outros portais, tem reforçado a sua importância junto dos cidadãos, ao longo de três anos e meio de atividade ininterrupta.
Atendimento inovador com teleconsulta na ULS Arrábida
14 Janeiro, 2025
A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) do Pinhal Novo, integrada na Unidade Local de Saúde (ULS) da Arrábida, arrancou com uma iniciativa inovadora de atendimento clínico, realizado em teleconsulta, através da plataforma Live, desenvolvida pela SPMS. Lançada no dia 5 de dezembro de 2024, esta iniciativa visa ampliar o acesso às consultas de […]
Mais de 9 mil pessoas registaram o testamento vital em 2024
14 Janeiro, 2025
O testamento vital é um documento registado eletronicamente, no qual é possível manifestar o tipo de tratamento e os cuidados de saúde que o cidadão pretende ou não receber, quando estiver incapaz de expressar a sua vontade. Mais de 9 mil pessoas registaram o seu testamento vital em 2024. À data de 13 de janeiro […]
Catálogo de Produtos e Serviços
8 Janeiro, 2025
Linha SNS 24 atende mais de 24 mil chamadas num dia, mais do dobro do período homólogo
3 Janeiro, 2025
A Linha SNS 24 bateu o recorde de chamadas atendidas, ontem, dia 2 de janeiro. Foram mais de 24 mil chamadas atendidas num só dia. No período homólogo de 2024, no dia 2 de janeiro, a Linha atendeu pouco mais de 10 mil chamadas. O aumento significativo de chamadas diárias, ocorrido nestes primeiros dias de […]
Lançamento de Nova Triagem Digital no SNS 24
1 Janeiro, 2025
A Linha SNS 24 dá mais um passo na modernização do atendimento em saúde, com o lançamento de uma triagem digital para sintomas respiratórios agudos, disponível para utentes com idade igual ou superior a 18 anos. Esta inovação foi desenvolvida para melhorar a capacidade de resposta em períodos de elevada procura, mantendo os elevados padrões […]
Registo de Saúde Eletrónico Único I Guia de implementação de partilha de alergias e intolerâncias
27 Dezembro, 2024
A SPMS dá mais um passo importante para melhorar os serviços digitais da saúde em Portugal, com a publicação de novas especificações técnicas para facilitar a partilha de informações sobre alergias e intolerâncias entre diferentes sistemas de saúde. Entre 19 de julho e 16 de agosto de 2024, estas especificações estiveram disponíveis para consulta pública. […]
ULS da Cova da Beira acolhe o último “Dia Digital e Telessaúde” do ano
27 Dezembro, 2024
O último “Dia Digital e Telessaúde” de 2024 aconteceu na Unidade Local de Saúde da Cova da Beira (ULSCBEIRA), no passado dia 19 de dezembro. Tratou-se de uma iniciativa que “reafirmou o compromisso da instituição em alavancar a tecnologia nos cuidados de saúde, promovendo a acessibilidade e reforçando a ligação entre os cidadãos e os […]
Esclarecimento sobre Linha SNS 24
27 Dezembro, 2024
O sistema de triagem e encaminhamento utilizado pela Linha SNS 24 está totalmente integrado com o Sistema de Dados Mestre (SDM). É da responsabilidade das Unidades Locais de Saúde (ULS) inserir no SDM a informação sobre os horários de funcionamento das urgências. As regras de carregamento no SDM relativas aos horários das urgências estão estabelecidas […]
SPMS na liderança da saúde digital global em 2024
27 Dezembro, 2024
A SPMS tem alcançado um progresso assinalável na área da saúde digital global e, em 2024, Portugal reforçou o seu compromisso com as metas de Saúde da Década Digital. Este ano, o Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais (NSDGRI) da SPMS continuou a marcar um forte investimento na saúde digital global, com a […]
Expansão dos serviços e reforço de recursos em ano histórico para a Linha SNS 24
26 Dezembro, 2024
A Linha SNS 24 atendeu, no ano que agora termina, mais de 3,4 milhões de chamadas, quase o dobro (87%) do mesmo período do ano anterior. Este resultado histórico é consequência da expansão de serviços e tem sido sustentado, ao longo dos últimos meses, por reforços nos recursos humanos e simplificação de processos, com o […]