

Duração
1T de 2025 a 4T de 2027
Consórcio
A SPMS é a coordenadora e única beneficiária da ação SNO-PT 2 (Portugal SNOMED International membership 2). Esta ação conta com a participação das equipas do Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais e da Unidade de Planeamento, Arquitetura, Conformidade e Engenharia da SPMS.
Âmbito
A utilização de um conjunto de terminologias normalizadas internacionalmente nos cuidados de saúde, como a SNOMED CT (Systematized Nomenclature of Medicine Clinical Terms), apoia a prestação de cuidados de saúde, aumenta o vocabulário de termos utilizados neste setor e melhora a interoperabilidade ao nível nacional e entre os diferentes Estados-Membros. Deste modo, esta ação irá garantir que Portugal continue a usar o SNOMED CT nos sistemas de tecnologias de informação e comunicação (TIC) no sector da saúde, mantendo-se alinhado com os padrões internacionais para a interoperabilidade em saúde digital. Na sequência da ação SNO-PT, esta nova ação permite à SPMS obter cofinanciamento europeu para a renovação da licença anual do SNOMED International em Portugal nos anos 2025, 2026 e 2027
Impacto nos Sistemas de Saúde Europeus
A licença do SNOMED International permite a distribuição e utilização gratuita em Portugal, da SNOMED CT, às entidades prestadoras de cuidados de saúde e outras entidades que atuem na área da saúde. A implementação da SNOMED CT contribui para melhorias substanciais na comunicação, isto é, a interoperabilidade entre sistemas TIC, através da disponibilização de dados clínicos e administrativos mais estruturados e organizados. A expansão do uso desta terminologia permite uma melhor gestão da informação de saúde e qualidade dos cuidados de saúde prestados a nível nacional e transfronteiriço, através da infraestrutura ‘A Minha Saúde @ UE’. Por outro lado, o uso da SNOMED CT também permite contribuir para a melhoria da utilização secundária de dados de saúde, seja para fins de investigação, inovação médica ou definição de políticas. Desta forma, esta ação irá contribuir para as disposições previstas no proposto Regulamento Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS).
A participação da SPMS
Ao coordenar esta ação, a SPMS assume um papel de liderança na expansão da interoperabilidade semântica entre detentores de dados de saúde. Esta ação potencia os esforços nacionais empreendidos pela SPMS para melhorar a qualidade dos dados de saúde para fins de utilização primária (prestação de cuidados de saúde) e secundária (investigação e desenvolvimento, políticas de saúde e regulação), sendo crucial para as iniciativas nas quais a SPMS está envolvida para a partilha transfronteiriça de dados de saúde.
A ação SNO-PT 2 é cofinanciado pela União Europeia, EU4Health Program 2021-2027 ao abrigo do Grant Agreement (Acordo de Subvenção) Nº 101181370. No entanto, os pontos de vista e opiniões expressos são exclusivamente da responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente os da União Europeia ou da Agência Europeia de Execução para a Saúde e o Digital (European Health and Digital Executive Agency, HaDEA). Nem a União Europeia nem a HaDEA podem ser responsabilizados por esses pontos de vista ou opiniões.
The SNO-PT 2 action is co-funded by the European Union, EU4Health Program 2021-2027 under the Grant Agreement Nr 101181370. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or European Health and Digital Executive Agency (HaDEA). Neither the European Union nor the granting authority can be held responsible for them.