A SPMS, EPE, em articulação com outros organismos do Ministério da Saúde, gere sistemas de informação que suportam a atividade diária de 134 mil profissionais de saúde, em cerca de 2 000 unidades prestadoras de cuidados de saúde do SNS.
Estes sistemas garantem o tratamento e a disponibilização da informação aos diferentes níveis de gestão das entidades do SNS, de âmbito local, regional e nacional. Funcionam 24 horas/dia, 365 dias por ano.
Sistema de Dados Mestre (SDM)
O SDM é uma ferramenta de gestão de dados na saúde, que integra informações de referência para a organização do sistema de saúde e funcionamento de outros sistemas de informação.
Ir para a páginaWi-Fi Utente
Este serviço é disponibilizado por um parceiro tecnológico da SPMS, no âmbito do contrato para aquisição, implementação e exploração da Rede Informática da Saúde (RIS), o qual obedece a uma política de acesso especifica, com vista a aumentar a qualidade da estadia dos utentes nas unidades de saúde do SNS.
Ir para a páginaCibersegurança
A SPMS, EPE é o organismo que tem por missão a cooperação, a partilha de conhecimentos e informação e o desenvolvimento de atividades de prestação de serviços nas áreas dos sistemas e tecnologias de informação e de comunicação, garantindo a operacionalidade e segurança das infraestruturas tecnológicas e dos sistemas de informação do Ministério da Saúde.
Ir para a páginaInteroperabilidade Técnica: LIGHt; PNB; NCP
A interoperabilidade técnica faz parte da coordenação dos registos nacionais e a visão da SPMS engloba os seguintes produtos: LIGHt; PNB e NCP.
Ir para a páginaRIS | Rede de Informação da Saúde
A Rede Informática da Saúde (RIS) é uma rede privada multimédia do Ministério da Saúde que interliga as redes locais dos seus organismos e serviços. A RIS surgiu a partir da crescente necessidade de troca de informação e tem como objetivo assegurar a interligação, com qualidade, fiabilidade e segurança das instituições de saúde que o pretendam.
Ir para a página