Duração
4T de 2019 a 2T de 2024
Consórcio
Coordenado pela Empírica (Alemanha) e constituído por 41 parceiros de 19 países (União Europeia, Reino Unido, Noruega e Estados Unidos da América).
Âmbito
A Ação Internacional UNICOM visa a implementação da ISO IDMP – normas internacionais de identificação de medicamentos em diferentes parceiros e entidades de forma a garantir uma identificação inequívoca de medicamentos em toda a UE.
Impacto nos Sistemas de Saúde Europeus
A implementação do ISO IDMP irá garantir que as agências de medicamentos e de eSaúde possam utilizar o mesmo padrão para identificar medicamentos. Tal será essencial para garantir a interoperabilidade e identificação de medicamentos de maneira inequívoca, além de potencializar a taxa de dispensas eletrónicas nos serviços transfronteiriços, contribuindo assim para uma melhoria na segurança do consumo e utilização de medicamentos para o cidadão.
A participação da SPMS
A SPMS tem um papel de destaque nesta ação uma vez que é a líder do Grupo de Trabalho 5 “Implementação do IDMP nos serviços de eSaúde”, atuando ainda na adoção de normas de identificação de medicamentos pelos serviços de saúde eletrónicos, softwares e extensões para a CEF eHDSI (Connecting Europe Facility, eHealth Digital Service Infrastructure) e nos serviços de saúde eletrónicos, pilotos nacionais e transfronteiriços para a eHDSI.
A ação UNICOM Innovation é cofinanciada pela União Europeia, programa de investigação e inovação Horizon 2020, ao abrigo do Grant Agreement Nr.º 875299. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou HaDEA. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede a subvenção podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.
The UNICOM Innovation Action has received funding from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement N.º 875299. The views and opinions expressed are those of the author(s) and do not necessarily reflect the position of the European Union or HaDEA. Neither the European Union nor the grant-awarding authority can be held responsible for these opinions.