ponte vasco da gama

Xt-EHR

 Xt-EHR logo
PT Cofinanciado pela União Europeia_POS

Duração

4T de 2023 a 2T de 2026

Consórcio

Esta ação conjunta é coordenada National eHealth Authority – NeHA (Chipre) e é composta por 50 parceiros de 23 países do Espaço Económico Europeu (EEE).

Âmbito

A ação conjunta Xt-EHR (Extended EHR@EU Data Space for Primary Use​) irá desenvolver as bases para melhorar a utilização primária de dados de saúde eletrónicos, conforme visado no regulamento do Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS). Os trabalhos irão focar-se na criação das guias de implementação dos futuros atos de execução com impacto em diversos domínios, tais como ePrescrição, eDispensa, Resumo de Saúde, Notas de Alta, Relatórios e Resultados de Exames e Imagens Médicas, de acordo com as categorias prioritárias previstas neste regulamento. Deste modo, irá criar importantes bases para expandir o uso do Formato Europeu de Partilha de Registos de Saúde Eletrónicos (EEHRxF). Além do mais, irá elaborar um quadro de conformidade e especificações técnicas para avaliação da qualidade de aplicações móveis de bem-estar, da interoperabilidade dos registos de saúde eletrónicos e outros softwares de saúde.

Impacto nos Sistemas de Saúde Europeus

A ação conjunta Xt-EHR permitirá à SPMS contribuir para o desenvolvimento de especificações técnicas e orientações para os futuros atos de execução previstos na proposta de regulamento do EEDS, que irão impactar vários sistemas geridos pela SPMS e o mercado único europeu. Desta forma, esta participação irá permitir à SPMS contribuir ativamente nas estratégias de Saúde Digital e antecipar os esforços previstos para a implementação do EEDS, fortalecendo assim a cooperação a nível europeu e a posição de liderança da SPMS neste âmbito. Esta ação conjunta será igualmente importante para o reforço e melhoria dos sistemas de saúde nacional e, assim, contribui para acelerar o processo de transformação digital em saúde.

A participação da SPMS

A SPMS assume não só o papel de líder no Grupo de Trabalho 7 “Novos serviços para sistemas Registos de Saúde Eletrónicos para Espaço Europeu de Dados de Saúde” e 9 “Telemedicina no âmbito do MyHealth@EU em alinhamento com a proposta do Espaço Europeu de Dados de Saúde”, mas também como participante nos grupos de trabalho 1 ”Gestão e coordenação de projeto”, 2 ”Disseminação”, 5 ”Requisitos gerais para Registo Eletrónico de Saúde e interfaces de sistema”, 6 ”Prescrições eletrónicas e Resumo Eletrónico de Saúde para o Espaço Europeu de Dados de Saúde”, 8 ”Estrutura de certificação e classificação”.

A ação Xt-EHR é cofinanciada pela União Europeia, Programa EU4Health 2021-2027, ao abrigo do Grant Agreement Nr.º 101128085. No entanto, os pontos de vista e opiniões expressos são exclusivamente da responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente os da União Europeia ou da Agência Europeia de Execução para a Saúde e o Digital (European Health and Digital Executive Agency, HaDEA). Nem a União Europeia nem a HaDEA podem ser responsabilizados por esses pontos de vista ou opiniões.

The Xt-EHR action is co-funded by the European Union, EU4Health Program 2021-2027, under Grant Agreement Nr.º 101128085 . Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or European Health and Digital Executive Agency (HaDEA). Neither the European Union nor the granting authority can be held responsible for them.

Voltar
Voltar para o topo.