A Rede de Informação da Saúde (RIS) é uma rede privada multimédia do Ministério da Saúde que interliga as redes locais dos seus organismos e serviços. A RIS surgiu a partir da crescente necessidade de troca de informação e tem como objetivo assegurar a interligação, com qualidade, fiabilidade e segurança das instituições de saúde que o pretendam.
A RIS integra uma infraestrutura de telecomunicações gerida pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. A infraestrutura de telecomunicações da RIS engloba a estrutura física, constituída pelos meios de ligação física entre os diferentes nós de acesso, e os serviços estruturais de rede, necessários ao funcionamento dos diversos serviços aplicacionais. A estrutura física da RIS inclui todo o equipamento que permite a conexão dos diferentes nós de acesso, nomeadamente equipamentos de comunicação de dados e outros dispositivos necessários à ligação das redes locais das instituições aos aparelhos de telecomunicações fornecidos pelos diferentes operadores.
Os serviços estruturais de rede englobam toda a programação e configuração dos dispositivos que compõem a estrutura física da RIS, e que possibilitam a utilização dos diversos serviços aplicacionais. Englobam, ainda, os vários protocolos suportados na RIS.
Regulamento de utilização da RIS
Consulte o regulamento de utilização da Infraestrutura da Rede de Informação da Saúde (RIS), as condições de acesso e utilização da RIS, para efeitos de manutenção remota de equipamentos e aplicações pela Instituição de Saúde, e o novo modelo de acordo de utilização.
- Regulamento de Utilização da RIS
- Regulamento das condições de utilização da infraestrutura da RIS para efeitos de manutenção remota
- Acordo de utilização da infraestrutura da RIS para efeitos de realização manutenção remota à rede informática da instituição
- Acordo de utilização da infraestrutura da RIS para efeitos de manutenção remota acessos externos