No âmbito das diferentes medidas adotadas no contexto da pandemia internacional causada pela COVID-19 foi desenvolvida pela DGS, em articulação com a SPMS, a plataforma Trace COVID-19.
Esta plataforma consiste num conjunto de medidas adotado para vigilância clínica e epidemiológica, sob a gestão da DGS e SPMS, de acordo com as suas competências orgânicas e estatutárias.
A plataforma Trace COVID-19 visa, exclusivamente:
Dar suporte aos profissionais de Saúde dos Cuidados de Saúde Primários, hospitalares e similares, bem como às Equipas de Saúde Pública e Autoridades de Saúde, para a realização de registos detalhados de informação específica sobre os casos, respetivo rastreio de contactos, vigilância e seguimento clínico a doentes com suspeita ou confirmação de COVID-19.
No caso das instituições hospitalares e similares, para garantir que o utente é inserido na plataforma, no momento da alta de um episódio de urgência, ou de internamento, para vigilância no domicílio, autocuidados e isolamento.
Desenvolver e manter a vigilância epidemiológica durante a pandemia COVID-19, garantindo a disseminação da informação e apoiando a coordenação da vigilância epidemiológica nacional.